Mais de 150 pessoas vão plantar árvores em São Brás em evento “Carbono Neutro”

Pelo menos 150 pessoas vão este sábado ajudar a plantar 1100 árvores em São Brás de Alportel, numa iniciativa Carbono […]

Pelo menos 150 pessoas vão este sábado ajudar a plantar 1100 árvores em São Brás de Alportel, numa iniciativa Carbono Neutro, integrada no programa de comemorações do Dia Mundial da Árvore.

O Projeto “Carbono Neutro” pretende compensar todas as emissões de CO2 resultantes das atividades desenvolvidas diretamente pela empresa Solar One Ser, mediante a plantação anual de árvores.

Promovida pelo consórcio das empresas Solar One, Janela Imobiliária, Obra d’Arte, Nata Design e ConsuExpress  e com o apoio do município de São Brás de Alportel e de um conjunto de entidades parceiras locais, a iniciativa terá como ponto de encontro a sede da Associação In Loco, na Avenida da Liberdade, pelas 9h30, constituindo este o ponto de partida para a ação de plantação de mais de 1 milhar de árvores, que pode ser partilhada por todos os participantes.

A manhã prossegue no Parque da Fonte Férrea com a oferta de um piquenique convívio e brindes a todos os participantes, reservando para a parte da tarde, pelas 15h00, uma sessão didática de educação ambiental destinada ao público mais jovem, entre os 6 e os 15 anos de idade.

Todos os participantes devem efetuar a respetiva inscrição através do blogue da organização em: carbononeutro2012.blogspot.com

As comemorações prosseguem com ações de oferta de árvores, nas manhãs dos dias 21 e 24, no Mercado municipal de São Brás de Alportel e  a partir de dia 21 na Quinta do Peral.

No Dia Mundial da Árvore, dia 21 de março, a Câmara Municipal e o Agrupamento de Escolas José Belchior Viegas promovem várias ações de sensibilização junto das escolas de 1º ciclo do ensino básico;  e a partir das 18h00, o programa contempla mais um momento alto, com a inauguração do Novo Espaço Desportivo do Jardim Carrera Viegas.

Na manhã de sábado, dia 24, entre as 10h00 e as 13h00, a Quinta do Peral acolhe o Workshop “Conceitos Básicos para o seu Bonsai sobreviver” promovido em parceria pelo Clube de Bonsais do Algarve e pela Câmara Municipal; e à tarde, entre as 14h30 e as 18h30, a Associação Rota da Cortiça promove o Workshop de Plantas Medicinais – Potencialidades, Aplicações e Produtos, a ter lugar no Centro de Artes e Ofícios, sob orientação da especialista Fernanda Botelho.

As Comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta culminam com a inauguração da nova Estação de Biodiversidade de Vale de Estacas, no dia 25, domingo, pelas 10h00.

A cerimónia de inauguração integra o habitual Ciclo de Passeios Natureza Passeios com Ciência, num “Passeio pela Biodiversidade”, num circuito de 2 km, sinalizado em Espaço Rede Natura 2000, ao longo da Ribeira do Alportel.

Um percurso de elevada riqueza paisagística e biodiversidade, cujas caraterísticas podem ser encontradas em painéis informativos, mas que neste primeiro passeio pedestre conta com interpretação a cargo do especialista coronel Rosa Pinto, Patrícia Garcia Pereira e Eva Monteiro, da Associação Tagis – Centro de Conservação das Borboletas de Portugal.

Comentários

pub