Loulé e Lagos associam-se à iniciativa mundial “Hora do Planeta” e apagam as luzes

Os municípios de Loulé e Lagos voltam a associar-se àquela que é a maior ação voluntária em favor do ambiente: […]

Os municípios de Loulé e Lagos voltam a associar-se àquela que é a maior ação voluntária em favor do ambiente: “A Hora do Planeta”. No dia 31 de março, durante 60 minutos, das 20h30 às 21h30, as luzes irão apagar-se nos principais edifícios municipais de Loulé e Quarteira, bem como nos espaços públicos e monumentos emblemáticos de Lagos, mas a ideia é que os munícipes e empresas destes concelhos adiram também a esta iniciativa realizada à escala mundial, promovida pela WWF – World Wide Fund for Nature.

Assim, nesta “Hora do Planeta”, em Loulé vão ficar às escuras os Paços do Concelho, o edifício Engº Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), o Monumento ao Engº Duarte Pacheco, o Mercado Municipal de Loulé e o Centro Autárquico e Junta de Freguesia de Quarteira.

No âmbito da evolução da campanha “Hora do Planeta” e do conceito “Para além da Hora e Eu faço se tu fizeres”, o Município de Loulé irá também desligar o standby de todos os equipamentos elétricos existentes, após o horário laboral.

Em Lagos, será desligada a iluminação de alguns edifícios e locais públicos, nomeadamente os Paços do Concelho séc. XXI e Antigos Paços do Concelho, Fachada do Mercado da Avenida, Mercado dos Escravos, Fachada da Igreja de Santa Maria, Muralha no Jardim da Constituição e do Anel Verde, Fachadas do Forte Pau da Bandeira, Moinho de Odiáxere, Fonte da Barca, Fontes ornamentais do centro da cidade (junto aos correios velhos, atrás dos antigos Paços do Concelho), Fonte das 7 Bicas, Fontes ornamentais da Avenida dos Descobrimentos, Fonte de São Gonçalo, Rotunda dos Ventos (Meia Praia), Fonte do Largo do Poço em Almádena e Caravela Boa Esperança.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da rede WWF (World Wildlife Fund) e decorre em simultâneo em 135 países, envolvendo milhões de cidadãos, empresas, governos e comunidades, que durante uma hora são convidados a apagar as luzes para mostrar o seu apoio à luta contra as alterações climáticas.

A “Hora do Planeta” começou em 2007, em Sidney, na Austrália, quando 2,2 milhões de pessoas e mais de 2.000 empresas apagaram as luzes por uma hora, numa tomada de posição contra as mudanças climáticas.

Em 2011, mais de 5.200 cidades e municípios participaram na “Hora do Planeta”, em 135 países, incluindo 89 capitais nacionais e 9 do mundo, 10 das cidades mais habitadas, como Nova Iorque, Pequim, Nairobi, Hong Kong, Londres, Rio de Janeiro, Paris, Singapura, entre outros.

E muitas mais das maiores cidades do mundo, numa ação verdadeiramente global que teve lugar em grandes metrópoles em todos os continentes.

Mais de 1700 marcos também ficaram às escuras durante a “Hora do Planeta 2011”, incluindo alguns dos mais emblemáticos do mundo.

Em Portugal foram 97 os municípios aderentes, com monumentos diferentes de cada cidade, sendo já habituais alguns dos mais emblemáticos, como a Ponte 25 de Abril, o Mosteiro dos Jerónimos, o Cristo Rei, em Lisboa, e o Convento de Cristo, em Tomar.

A WWF é uma das organizações independentes de conservação da natureza mais importantes a nível mundial, cuja missão é travar a degradação do planeta e construir um futuro no qual os seres humanos vivam em harmonia com a natureza, garantindo que o uso dos recursos naturais renováveis seja sustentável, reduzindo a poluição e o desperdício.

A esta iniciativa juntar-se-ão os espaços privados de todas as entidades, empresas, famílias e munícipes que queiram aderir à iniciativa.

Os interessados em obter mais esclarecimentos sobre a Hora do Planeta poderão consultar o sítio na internet em www.wwf.pt.

Comentários

pub