Liga Zon Sagres: Olhanense empata contas do título

O Olhanense empatou esta sexta-feira com o Benfica a zero e complicou as contas dos encarnados na luta pelo título. […]

O Olhanense empatou esta sexta-feira com o Benfica a zero e complicou as contas dos encarnados na luta pelo título. Foram 97 minutos de futebol sem golos e apenas com história na segunda parte quando surgiram lances de perigo para os dois lados e uma expulsão para o Benfica, muito contestada pela equipa lisboeta.

No primeiro tempo viu-se muito pouco de duas equipas em situações muito diferentes – um Benfica que procurava não perder pontos na luta pelo título e um Olhanense tranquilo na tabela classificativa. O único remate enquadrado com os postes surgiu apenas aos 45 minutos do primeiro tempo, por Toy, mas a tentativa saiu muito fraca para as mãos de Artur.

Para a segunda parte, Jorge Jesus mexeu na equipa, tirou Nolito de campo e fez entrar Aimar, para dar mais criatividade ao futebol do Benfica. E foi dos pés do argentino que surgiu o primeiro lance de perigo do jogo, aos 55 minutos, num livre cobrado para a cabeça de Javi Garcia, que o espanhol não conseguiu aproveitar da melhor maneira, atirando ao lado do poste.

No entanto, a participação de Aimar no jogo terminaria pouco tempo depois, ao minuto 62. João Capela, o árbitro da partida, mostrou o vermelho direto ao jogador do Benfica após lance dividido com Rui Duarte, naquele que foi o lance mais polémico da partida.

A partir da expulsão, o Olhanense teve mais espaço para lançar o contra-ataque, perante um Benfica que arriscou tudo.

Ao minuto 79, num desses lances de ataque rápido, Toy, após passe atrasado de Mateus, rematou à entrada da área para defesa apertada de Artur.

Numa altura em que Jorge Jesus jogava já com quatro avançados, surgiram os lances de maior perigo do Benfica, já depois do minuto 90. Ao minuto 93, Gaitán cabeceia a bola de fora da área, com Fabiano fora dos postes, mas Maurício, em cima da linha, evitou o golo dos encarnados.

Já no último dos sete minutos de compensação, o guarda-redes do Olhanense estava no sítio certo e saiu dos postes para evitar que Saviola, em excelente posição, desfizesse o nulo.

Com este empate, o Olhanense assegura praticamente a manutenção na Liga Zon Sagres, mantendo o sétimo lugar na tabela. A equipa de Sérgio Conceição – que hoje voltou a ver o jogo na bancada devido a castigo – soma já seis jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota (cinco empates e uma vitória).

 Reações:

 Jorge Rosário (treinador-adjunto do Olhanense):

Jogo extremamente suado, os nossos jogadores entregaram-se do princípio ao fim, com muito rigor táctico, concentração e respeito pelo Benfica, uma equipa grande em termos europeus. Foi um ponto dignamente conquistado.Tínhamos uma estratégia para este jogo. Tivemos sete ausências, mas eu sabia que tínhamos um balneário forte, o nosso melhor jogador. Para o Olhanense empatar hoje foi bom, se ganhássemos era muito bom. Cumprimos os objetivos a que nos propusemos.

Jorge Jesus (treinador do Benfica):

Atribuo este empate a vários fatores. Principalmente porque não conseguimos fazer golo. Durante o jogo, houve vários fatores que complicaram a nossa qualidade em termos ofensivos. Houve muito anti-jogo, na primeira parte: dos primeiros 45 minutos, se houve 20 minutos de jogo já foi muito. Depois, houve a expulsão do Aimar, uma situação que não só nos retirou um dos jogadores de criatividade e de maior importância, como ficámos a jogar com menos uma devido a uma bola dividida entre dois jogadores. Já estive a ver as imagens, não há nada. Foi uma expulsão, quanto a mim, sem motivos.

 

Equipas:

Olhanense: Fabiano, Luís Filipe (Mateus 55′), Vasco Fernandes, Maurício e Ismaily; Fernando Alexandre, Jander (Meza 67′), Rui Duarte; Toy, Salvador Agra e Dady (Vinha 75′)

Suplentes: Bruno Veríssimo, Regula, Mateus, Djalmir, Vitor Vinha, Victor Meza, Yontcha

Benfica: Artur, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Emerson (Saviola 82′); Javi Garcia, Witsel (Rodrigo 73′), Nolito (Aimar 45′), Gaitán, Nélson Oliveira e Cardozo.

Suplentes: Eduardo, Aimar, Rodrigo, Matic, Miguel Vítor, Saviola e Capdevila

 

Comentários

pub