Júri e público unânimes na vitória da algarvia Filipa Sousa no Festival da Canção

A algarvia Filipa Sousa venceu este sábado à noite a 48ª edição do Festival da Canção. O júri distrital deu […]

A algarvia Filipa Sousa venceu este sábado à noite a 48ª edição do Festival da Canção. O júri distrital deu o primeiro lugar a Filipa Sousa e o público não desmentiu, dando-lhe também a máxima pontuação.

E foi assim que a canção «Vida Minha» venceu o festival e foi escolhida para ir representar Portugal em Baku, Azerbaijão, no dia 24 de maio, na segunda semi-final do Festival da Eurovisão.

A canção nº12, composta por Andrej Babic e Carlos Coelho, obteve a pontuação máxima, tanto na votação do Júri Distrital, como no televoto do público, numa edição que teve como tema dominante o Fado, Património Imaterial da Humanidade. .

“Nunca esperei ganhar, muito menos com a pontuação máxima”, comentou a cantora nascida em Albufeira, citada pelo jornal HardMusic.

“Quando comecei a trabalhar com o Carlos Coelho estava desanimada porque o tempo era pouco e os outros compositores já estavam a trabalhar nos temas há algum tempo. Aliás, o Carlos Coelho, uma das coisas que me disse logo no primeiro telefonema, foi que não seria uma canção para ganhar porque tínhamos pouco tempo”, acrescentou.

O Festival da Canção foi transmitido pela RTP-1 e pelos canais internacionais da estação pública de televisão, com apresentação de Sílvia Alberto e Pedro Granger, a partir do Estúdio 01 da estação.

O evento foi também acompanhado através do sítio da RTP na internet, oportunidade para as comunidades lusófonas residentes em países onde a Filipa já atuou, como o Canadá, o Luxemburgo ou a Alemanha, assistirem em direto à sua prestação.

A final do Festival Eurovisão da Canção 2012 decorrerá a 26 de maio em Baku.

Prestes a completar 27 anos de idade, Filipa Sousa sempre se viu rodeada de acordes e melodias. Embora tenha iniciado os estudos musicais apenas com 6 anos, a artista diz já ter nascido a cantar: “Quando era pequenina, com 2 ou 3 anos, punham-me em cima de uma mesa e pediam-me para cantar. Embora ainda falasse um pouco mal, a melodia estava lá”, recorda.

Daí para cá nunca mais parou, tendo conquistado diversos prémios em concursos de fado, um estilo musical que a apaixona e que a levou a integrar o grupo Al-Mouraria, em 2003, de onde resultou a gravação de um DVD ao vivo na Praça dos Pescadores.

Foi, no entanto, em 2007, que Filipa se tornou conhecida do grande público, com a participação no programa musical da RTP “Operação Triunfo”.

Sempre apoiada pelo Município de Albufeira, que lhe prestou homenagem numa cerimónia que esgotou o Auditório Municipal, em 2008, Filipa esteve presente no stand de Albufeira na BTL 2012, onde atuou ao vivo, no sábado que antecedeu a sua estreia na grande noite da música portuguesa.

 

Comentários

pub