Francês Christian Lavielle venceu Baja Carmim, mas Nuno Matos somou pontos preciosos

A equipa francesa Christian Lavielle e Xavier Panseri, em Proto Dessoude, venceu a edição 2012 da Baja Carmim, que este […]

A equipa francesa Christian Lavielle e Xavier Panseri, em Proto Dessoude, venceu a edição 2012 da Baja Carmim, que este fim de semana se disputou no Algarve e Baixo Alentejo. No entanto, o português Nuno Matos, que foi 2º classificado, somou o máximo de pontos para o Campeonato de Portugal.

Cedo se apercebeu que ao objetivo de testar da equipa Dessoude na Baja Carmim, se juntou a vontade de vencer. A penalização de 4 minutos acumulada no prólogo foi anulada rapidamente, e após o abandono de Miguel Barbosa, a equipa francesa saltou para a liderança do rali, para vencer sem contestação.

Nuno Matos, que foi navegado por Filipe Serra, levou o Astra Proto ao 2º posto, a quase quinze minutos do vencedor. Apesar da distância, o piloto de Portalegre estava satisfeito com o resultado, pois foi o primeiro do pelotão do nacional de todo o terreno.

Partindo mais atrás, José Mendes e Carlos Bexiga fizeram uma prova em recuperação e obtiveram um inesperado 3º lugar final, com a Mitsubishi L200.

João Rato e Paulo Torres trouxeram a Mazda BT50 ao Algarve e levaram a viatura até ao 4º lugar final. Nuno Tordo e Marco Santos ficaram no 5º posto e venceram a classe T2, com a Nissan Navara, aproveitando a penalização final imposta a Francisco Gil. Vítor Caeiro e Teresa Carona foram os 7º classificados e venceram a classe T8.

A equipa Bruno Pinhão/José Caetano em Nissan Navara venceu a categoria promoção.

A prova ficou marcada por vários abandonos, entre eles Miguel Barbosa, Ricardo Porém, Paulo Graça e Paulo Ferreira.

 

Motos: Mário Patrão somou mais uma vitória na Baja Carmim

 

Mário Patrão somou mais uma vitória no nacional de todo o terreno. Luís Teixeira foi o 2º, e vencedor entre a classe TT3. O algarvio Ruben Faria fechou o pódio.

Inicialmente, a prova foi dominada por António Maio, que imprimiu um ritmo muito forte, e liderava com mais de um minuto de vantagem após o CP1. No entanto, uma queda do piloto da Yamaha YZ, pouco depois do primeiro controlo, deixou Mário Patrão na liderança.

O concorrente de Seia foi gradualmente ganhando tempo aos principais adversários, controlando o andamento na parte final para somar a 4ª vitória na prova algarvia.

Luta interessante foi protagonizada por Luís Teixeira e Ruben Faria pelo lugar intermédio do pódio. Os dois concorrentes rodaram muito próximos, chegando a trocar de posições durante a prova.

No final, Luís Teixeira levou a melhor sobre Ruben Faria, distando apenas 10,3segundos entre os dois motards. Para além do 2º lugar, Teixeira também ganhou a classe TT3.

Luís Ferreira também foi um dos protagonistas da prova, ao rodar no pelotão da frente com a sua Husqvarna TE, acabando no 4º posto e ganhando a classe TT1, a 2m49s do vencedor. No 5º lugar acabou Luís Portela Morais em KTM SX.

Jorge Oliveira venceu a classe reservada aos veteranos, beneficiando também do abandono de Rui Costa.  Gonçalo Ludovico foi o melhor da Promoção.

 

Jorge Monteiro venceu nos Buggys

 

Jorge Monteiro cedo ficou sem concorrência e levou a Polaris XP à vitória entre os Buggys.

A competição reservada aos buggys ficou decidida no início da prova. Vários abandonos e alguns problemas sentidos entre candidatos a vencedores, possibilitaram a Jorge Monteiro averbar a vitória na categoria.

O piloto acabou com mais 17 minutos de vantagem sobre o segundo classificado, obtendo a segunda vitória na prova algarvia.

A alguma distância, Pedro Almeida foi o 2º classificado, e António Ferreira foi o melhor representante das Rage. Problemas sentidos na fase inicial, e que continuaram durante a prova, atiraram Rui Serpa para o 4º posto.

Dorothee Ferreira acabou no 5º posto, e melhor representante feminina.

Entres os desistentes, figuravam Sérgio Silva, Avelino Luís, António Estevão e Mário Ferreira.

 

Quads: “Beto” Borrego ganhou com forcing final

 

Depois de um início complicado, “Beto” Borrego herdou uma vitória ao cair do pano, na categoria dos quads,

“Beto” Borrego, em Yamaha YFZ, faz uma extraordinária recuperação, sucedendo a João Lopes na lista de vencedores de Quads na Baja Carmim.

“Miguelito”, em Suzuki LTR, acabou no 2º lugar a mais de dois minutos.  Rafael Acúrcio, em CanAm fechou o pódio a 3 minutos e 15 segundos.

Depois de liderar na fase inicial da baja, João Vale abandonou perto do final.

 

Conheça toda a classificação final oficial aqui

Comentários

pub