Fotografia da Praia do Amado vence passatempo «Algarve, segredos naturais»

A fotografia de um entardecer na praia do Amado, em Aljezur, garantiu o primeiro lugar do passatempo «Algarve, segredos naturais» […]

A fotografia de um entardecer na praia do Amado, em Aljezur, garantiu o primeiro lugar do passatempo «Algarve, segredos naturais» a Diogo Candeias. Com uma pontuação total que ultrapassou os 16 valores, a imagem ficou à frente das restantes 152 a concurso. Os prémios foram entregues esta sexta-feira, no auditório do Turismo do Algarve.

Mais de 70 pessoas participaram nesta iniciativa do Turismo do Algarve que quis sensibilizar para a importância do património natural da região.

Depois da votação do público e do júri em fevereiro, chegou a vez de anunciar os dez vencedores que levaram esta tarde para casa uma máquina fotográfica reflex da Canon (1.º classificado), entradas num parque aquático, clínicas de golfe e passeios de barco pela ria Formosa.

As imagens premiadas retratam a beleza das praias algarvias e da natureza no Barranco dos Pisões (Monchique) e nas Quatro Águas (Tavira). Foram escolhidas pelo público através da página do VisitAlgarve no Facebook e também por um júri composto pelo fotógrafo Hélio Ramos, pelo vice-presidente do Turismo do Algarve Nuno Aires e pelo diretor do Jumbo de Portimão, Nuno Brito.

Mas houve ainda lugar para o imprevisto. Por os trabalhos apresentados terem qualidade, o Turismo do Algarve resolveu atribuir duas distinções especiais extrarregulamento: o «Prémio Especial Júri», para a fotografia «Albandeira» de João Costa, e o «Prémio Facebook», para a fotografia «Um olhar pelo horizonte» de Diogo Candeias, que assim recebeu dois diplomas no mesmo concurso.

«Nós temos uma grande diversidade paisagística: matos e matagais mediterrânicos ou bosques de carvalhos e flores ripícolas nas zonas serranas, paisagens cársicas e pomares de sequeiro no barrocal, falésias e sistemas dunares e lagunares na zona costeira. Foi tudo isto que procurámos valorizar nesta iniciativa, através do olhar dos participantes», explica o presidente do Turismo do Algarve, António Pina.

O passatempo «Algarve, segredos naturais» integrou-se na ação «Promoção, Divulgação e Informação» da candidatura Via Algarviana 2, liderada pela associação Almargem e apoiada pelo Programa Operacional Regional do Algarve – PO Algarve 21, ao abrigo do QREN. Contou ainda com a parceria da Box de Portimão e com o apoio da Natura Algarve, da Lands, do Aquashow, do Oceânico Victoria Golf Course, do Le Meridien Penina Golf & Resort, do Benamor Golf, da Formosamar e de Vale do Lobo.

 

Lista de vencedores

 

 

Classificação

Nome

Título da fotografia

Local

 

 

1

Diogo Candeias

Um Olhar pelo Horizonte

Praia do Amado, Aljezur

 

2

Marco Domingos

Ria Formosa

Praia de Faro

 

3

António Marques

Esculpida pelo Mar

Praia da Albandeira, Lagoa

 

4

João Costa

Albandeira

Praia da Albandeira, Lagoa

 

5

Luis Brito

Família Rosa

Quatro Águas, Tavira

 

6

Diogo Candeias

Reflexo Algarvio

Praia do Amado, Aljezur

 

7

António Marques

Natureza Viva

Barranco dos Pisões, Monchique

 

8

João Gonçalves

Porpoising

Praia da Marinha, Portimão

 

9

Jorge Fonseca

Praia do Carvoeiro

Praia do Carvoeiro, Lagoa

 

10

Francisco Mendes

O prazer da natureza

Porches, Lagoa

 

(Veja todas as fotos premiadas aqui )

 

 

«Guia de Observação de Aves» foi apresentado

 

O «Guia de Observação de Aves», editado pelo Turismo do Algarve, foi também apresentado durante a cerimónia de entrega dos prémios. A nova publicação de 32 itinerários, inseridos em dez zonas, pretende ser o cicerone de quem gosta de apreciar aves no seu meio natural.

O borrelho-pequeno-de-coleira, o flamingo-rosado, o pernalonga, o mocho-galego, o pilrito-pequeno, o colhereiro, a águia-pesqueira, a garça-vermelha e o grifo serão alguns dos acompanhantes dos birdwatchers nas suas visitas às zonas identificadas no guia.

Cada local é acompanhado de um mapa, das espécies mais interessantes que nele ocorrem e de várias dicas úteis, como as melhores épocas do ano para a prática da observação.

A publicação pode ser descarregada no sítio promocional do Algarve (www.visitalgarve.pt).

Comentários

pub