Faleceu Monsenhor Sezinando Rosa

Faleceu ontem, dia 21 de março, por volta das 17h00, o monsenhor cónego Sezinando Rosa, natural de Vila Real de […]

Faleceu ontem, dia 21 de março, por volta das 17h00, o monsenhor cónego Sezinando Rosa, natural de Vila Real de Santo António, o decano dos sacerdotes de Portugal.

O sacerdote, que ontem havia completado 100 anos e oito meses de vida, faleceu na sua casa, em Alcantarilha, após a crescente fragilização do seu estado de saúde nos últimos tempos.

O cónego monsenhor Sezinando Rosa ainda celebrou o seu centenário de vida, conjuntamente com quase todo o clero algarvio, no dia 20 de julho do ano passado, na igreja paroquial de Alcantarilha, onde foi pároco durante vários anos.

O sacerdote da Diocese do Algarve, agora falecido, era uma verdadeira memória viva não só da Igreja do Algarve, mas também do país, uma vez que era o mais idoso de Portugal e simultaneamente o que havia sido ordenado há mais tempo.

Ordenado a 15 de Setembro de 1934, tendo celebrado a sua missa nova no dia 23 do mesmo mês, o cónego monsenhor Sezinando Rosa foi, entre outras funções, vigário geral e vigário episcopal para a Pastoral Social da Diocese do Algarve, pároco de Alcantarilha e administrador paroquial da Guia, secretário geral da Ação Católica de Portugal, diretor do Secretariado Geral da Conferência Episcopal Portuguesa, administrador da Rádio Renascença, secretário geral da Universidade Católica Portuguesa e provedor da Santa Casa da Misericórdia de Alcantarilha.

O cónego monsenhor Sezinando Rosa, desde o seu nascimento, foi contemporâneo de 9 Papas e 8 bispos do Algarve e desde que foi ordenado já deveu obediência a 7 Papas e 7 bispos do Algarve.

A Diocese do Algarve comunica que o corpo do sacerdote encontra-se na igreja matriz de Alcantarilha, onde permanecerá em câmara ardente até amanhã, sexta-feira (23 de março), dia em que será realizado o seu funeral, presidido às 15h00 pelo bispo do Algarve D. Manuel Quintas.

Comentários

pub