Deputados do PS insurgem-se contra supressão de comboios entre Faro e Lagos

Os deputados do Partido Socialista (PS), Miguel Freitas, João Soares e Rui Paulo Figueiredo (coordenador do PS da área dos […]

Os deputados do Partido Socialista (PS), Miguel Freitas, João Soares e Rui Paulo Figueiredo (coordenador do PS da área dos transportes), insurgiram-se esta sexta-feira contra as condições em que está a operar a ligação ferroviária entre Faro e Lagos.

É que, devido à greve dos funcionários da CP-Comboios de Portugal às horas extraordinárias estão a ser suprimidos comboios entre Faro e Lagos.

Os deputados defenderam, junto do Governo, a alteração dos horários da referida ligação, de forma a limitar os efeitos da medida reivindicativa.

Os parlamentares socialistas, que confrontaram o Executivo com a perda de qualidade dos serviços prestados na ligação entre as duas cidades algarvias, criticam a supressão de comboios verificada desde o início das negociações entre a administração da CP e as estruturas representativas dos trabalhadores, tendo em conta os “graves prejuízos causados aos utentes”.

Miguel Freitas, João Soares e Rui Paulo Figueiredo insurgem particularmente contra a supressão dos principais comboios entre Faro e Lagos (nº5900 e 5902) previstos para o período da manhã e que são utilizados maioritariamente por trabalhadores e estudantes.

Atualmente a primeira ligação ferroviária entre as duas cidades é efetuada às 10h21, com saída de Faro, chegando a Lagos às 12h05, oferta que os deputados do PS consideram “não reunir os requisitos mínimos exigíveis ao referido serviço”.

No requerimento apresentado ao Ministro da Economia e do Emprego, os parlamentares propõem por isso que o Governo intervenha junto da administração da CP, no sentido de a empresa adequar a circulação dos comboios às necessidades dos utentes durante o período de negociações com os trabalhadores da empresa, realizando a ligação Faro-Lagos em horário normal de trabalho, minimizando assim os efeitos da greve.

Comentários

pub