Conselho Municipal de Juventude de Portimão vai ser apresentado na segunda-feira

A apresentação pública do Conselho Municipal de Juventude terá lugar na segunda-feira, dia 26 de março, numa cerimónia agendada para […]

A apresentação pública do Conselho Municipal de Juventude terá lugar na segunda-feira, dia 26 de março, numa cerimónia agendada para as 18h30 na Casa Manuel Teixeira Gomes.

Constituído para melhor promover a participação cívica dos jovens, este órgão consultivo permitirá o estreitamento de relações entre a autarquia e as estruturas juvenis, de forma a apurar as aspirações e anseios dos jovens.

A nova estrutura também visa fomentar mecanismos de democracia participativa e contribuir para uma política municipal de juventude mais eficaz, baseada no associativismo e em conceitos de voluntariado, cooperação e solidariedade.

Tanto a JSD de Portimão como a JS já felicitaram o executivo municipal socialista de Portimão pela criação deste Conselho Municipal de Juventude.

Os jovens social-democratras portimonenses salientaram, porém, que a constituição daquele órgão surge «1.410 dias após [a Câmara de Portimão] o ter prometido».

A JSD/Portimão recorda ter sido «a primeira Organização Política de Juventude, no longínquo dia 4 de Julho de 2008, a propor a criação e implementação do Conselho Municipal de Juventude de Portimão».

«Passados mais de três anos, mais de 1.410 dias, o Executivo Socialista da Câmara Municipal de Portimão vem finalmente propor, através da Deliberação n.º 172/12, a criação do referido Órgão Consultivo», sublinha aquela estrutura em comunicado.

Durante este período, a JSD/Portimão afirma ter mantido «inalterável e coerentemente a sua posição, dado que a mesma sempre foi devida à forte convicção de que o Conselho Municipal da Juventude é importante para Portimão e sobretudo para os jovens portimonenses».

A JSD recorda ainda que, no passado dia 20 de dezembro, «numa reunião para a implementação do Fórum da Juventude, a JS e uma representante do BE de Portimão demonstraram vontade numa convergência de esforços com o que a JSD/Portimão vinha a propor sobre a imediata implementação do Conselho Municipal de Juventude, o que demonstrou à evidência o consenso das Organizações Politicas de Juventude presentes, que nos unimos no essencial e sempre que estão em causa os direitos e interesses dos jovens portimonenses».

Entretanto, também o secretariado da JS de Portimão congratulou «a vereadora Isabel Guerreiro por esta importante iniciativa, que irá culminar na criação de um dos mais importantes mecanismos de participação cívica para os jovens em Portimão, que certamente irá dar mais voz ao movimento associativo contribuindo para o envolvimento dos jovens na discussão e no processo decisivo relativo às políticas de relevo para a cidade de Portimão».

«A qualidade da democracia sai sempre a ganhar quando os jovens são incentivados e formados a participar a este nível», sublinham os jovens socialistas.

A JS Portimão afirma que «continuará a dar o seu contributo neste processo, pelo que pretende realizar sessões de esclarecimento sobre os Conselhos Municipais da Juventude, assim como aumentar o diálogo com o movimento associativo de Portimão para reforçar a qualidade do trabalho que este órgão venha a desempenhar no futuro».

 

 

 

Comentários

pub