Congresso Internacional debate Paisagem e Comunidade na Universidade do Algarve

O Congresso Internacional Paisagem e Comunidade,  subordinado ao tema “Desenho, Gestão e Participação Pública”, vai decorrer nos dias 8 e […]

O Congresso Internacional Paisagem e Comunidade,  subordinado ao tema “Desenho, Gestão e Participação Pública”, vai decorrer nos dias 8 e 9 de março, na Universidade do Algarve, no Campus de Gambelas, em Faro.

O Congresso tem por objetivo otimizar a relação entre a paisagem e os seus recursos, o seu desenho, a sua gestão e as comunidades que a vivenciam, numa perspetiva de sustentabilidade.

Terá a duração de dois dias e contará com a presença de especialistas nacionais e estrangeiros nas questões de ordenamento do território, de criação de novas paisagens produtivas integradas em meio urbano e no correto desenvolvimento e valorização de paisagens protegidas.

A sessão de abertura será presidida por Pedro Afonso Paulo, secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território, contando ainda com a presença de José Macário Correia, presidente da Câmara de Faro, e de João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve, entre outros.

«Novas Visões e Novos Desafios para a Paisagem», «O Turismo como Dinamizador da Paisagem e das Comunidades» e «Gestão Participada da Paisagem» são os temas a debater nos vários painéis do primeiro dia, moderados por Fernando Pessoa, Carla Almeida e Gonçalo Gomes, respetivamente.

O programa de dia 8 culmina com uma mesa redonda, moderada por António Covas, sobre o tema «A Paisagem como Valor Competitivo».

A manhã do segundo dia do Congresso Internacional Paisagem e Comunidade: Desenho, Gestão e Participação Pública será dedicado a Workshops, que decorrerão em três sessões paralelas.

Nestas sessões serão apresentados, de um modo prático e inédito, os caminhos e os casos de sucesso nacionais e internacionais para o uso do Património Paisagístico como ferramenta de competitividade. A tarde fica reservada para Visitas Temáticas orientadas pelos formadores.

Este Congresso será e)mission neutral certified®, sendo as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao mesmo devidamente calculadas e compensadas através do investimento em projetos geradores de créditos de carbono.

O Congresso é organizado pelo Jornal Arquitecturas, em parceria com a Câmara Municipal de Faro, a Universidade do Algarve e a Associação Faro 1540.

Conheça aqui o programa do Congresso:

Comentários

pub