Carnaval deu uma ajuda à ocupação hoteleira em fevereiro no Algarve

A taxa de ocupação hoteleira global média por quarto no passado mês de fevereiro foi de 34,8%, 4,2% acima do […]

A taxa de ocupação hoteleira global média por quarto no passado mês de fevereiro foi de 34,8%, 4,2% acima do verificado no mesmo mês do ano passado. A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) salienta, porém, que esta subida se deve o facto de o Carnaval este ano ter calhado em fevereiro, enquanto em 2011 foi em março.

No entanto, apesar da subida de 4,2% na taxa de ocupação, o volume de negócios total apresentou apenas um acréscimo ligeiro de 0,3%, o que, na opinião da AHETA, «evidencia a redução dos preços praticados».

As zonas de Portimão/Praia da Rocha (+12,8%) e Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago (+20,0%) registaram as maiores subidas. As principais descidas registadas ocorreram em Faro/Olhão (‑31,1%), Carvoeiro/Armação de Pêra (-6,4%) e Tavira (-5,4%). Albufeira, a principal zona turística do Algarve, registou uma descida de 1,6%.

A zona de Monte Gordo/VRSA, como é hábito, registou a taxa de ocupação mais elevada (70,4%), enquanto Lagos/Sagres registou a mais baixa, com apenas 17,8%.

Por nacionalidades, as principais subidas registaram-se nos mercados holandês (+18,7%) e britânico (+7,1%). As descidas mais importantes verificaram-se nos mercados espanhol (-8,1%) e alemão (-6,4%).

Por categorias, as maiores descidas registaram-se nos aldeamentos e apartamentos turísticos, enquanto os Hotéis e Aparthotéis de 5* e os de 4*, pelo contrário, apresentaram subidas nas ocupações.

Por categoria de estabelecimento, os aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4* foram também os que apresentaram a ocupação mais baixa (18,6%). Os hotéis e aparthotéis de 2* tiveram as ocupações mais elevadas (41,4%).

A AHETA salienta ainda que estes números respeitam apenas aos estabelecimentos em funcionamento, não sendo consideradas as descidas resultantes dos estabelecimentos que encerraram este ano, mas que estiveram em funcionamento no período homólogo do ano anterior. E foram muitos.

Comentários

pub