24º aniversário da cidade trouxe 200 crianças do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo a VRSA

A cidade de Vila Real de Santo António recebeu, nos dias 11 e 12 de março, cerca de 200 crianças […]

A cidade de Vila Real de Santo António recebeu, nos dias 11 e 12 de março, cerca de 200 crianças do Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo, cidades geminadas que comemoraram o 24º aniversário da sua elevação a cidade, no âmbito do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” . 

Este ano, as comemorações realizaram-se na cidade pombalina e contaram com a presença dos representantes dos quatro municípios, bem como de toda a comunidade escolar envolvida no projeto.

No dia 11 de março, a Praça Marquês de Pombal encheu-se de balões com cores representativas de cada Município e contou com a atuação do Rancho Folclórico Juvenil da Associação Cultural da cidade anfitriã, não faltando o tradicional hino “Caracol da Amizade”.

Ainda durante a tarde, decorreu no Centro Cultural António Aleixo, a inauguração da exposição “Bicharada da Serra, do Pinhal, do Montado e do Mar + Florestas e Oceanos de Papelão” efetuada pelos alunos das quatro cidades, que pretendeu demonstrar um pouco das caraterísticas de cada zona.

As crianças dos vários municípios passaram dois dias muito animados, com a realização de jogos de praia, peddy-pappers culturais, e muita diversão preparada pela autarquia, pensada especialmente para eles.

Vila Real de Santo António, Fundão, Marinha Grande e Montemor-o-Novo são cidades geminadas desde 11 de Março de 1988, tendo surgido há 18 anos o Projeto “À Descoberta das 4 Cidades”, um intercâmbio pedagógico aliado ao conhecimento real da vivência dos povos e a sua geografia.

Este intercâmbio constitui um património adquirido por alunos e professores que de uma forma interessada e participativa, têm tornado vivo este centro de interesses de novas aprendizagens alicerçado em metodologias ativas.

Ao longo de cada ano letivo, os participantes no projeto visitam cada uma das cidades irmãs, estreitam laços de amizade com os alunos das outras cidades e vivenciam realidades que, talvez de outra forma, não o pudessem fazer.

 

 

Comentários

pub