Orlando Ribeiro e Manuel Viegas Guerreiro evocados na Leya no Pátio

Duas figuras essenciais na história das ciências em Portugal, Orlando Ribeiro e Manuel Viegas Guerreiro, vão ser evocadas no sábado, […]

Duas figuras essenciais na história das ciências em Portugal, Orlando Ribeiro e Manuel Viegas Guerreiro, vão ser evocadas no sábado, dia 25, às 16 horas, na livraria Leya no Pátio, em Faro, sob o lema “Experiências de África, Cadernos de Campo”. 

Orlando Ribeiro é considerado o renovador da Geografia no Portugal do século XX, e o geógrafo português com mais ampla projecção a nível internacional.

A sua vasta obra, no entanto, produzida a par da longa e intensa carreira como professor e investigador universitário, abarca muito mais do que avanços científicos na Geografia, e revela uma diversidade de interesses e intervenções que desenham uma invulgar geografia intelectual.

Manuel Viegas Guerreiro é natural de Querença, concelho de Loulé, e a sua extensa atividade como professor e investigador em áreas tão diversas como a Etnografia, Antropologia, História, Literatura, Geografia, produziu uma obra rica e diversificada, que inclui inúmeras iniciativas, como, por exemplo, a criação dos Estudos Gerais Livres e do Centro de Tradições Populares Portuguesas, a publicação de obras com preocupação pedagógico-didática, ou o trabalho de recoleção de literatura oral de diversas regiões.

A sessão será conduzida por Maciel Morais Santos, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (sobre o “Caderno de Campo – Guiné 1947”, de Orlando Ribeiro), e por Luís Guerreiro, presidente da Fundação Manuel Viegas Guerreiro (acerca do novo volume da coleção Experiências de África, no prelo: “Caderno de Campo de Manuel Viegas Guerreiro – 1957”).

A organização é da Leya no Pátio,  do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto, e da Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Querença. A entrada é livre.

Comentários

pub