Ocean Revival promove homenagem pelo 100º aniversário do afundamento da canhoneira “Faro”

Os 100 anos sobre o afundamento da canhoneira “Faro” em frente à barra de Alvor assinalam-se na próxima segunda-feira, 27 […]

Os 100 anos sobre o afundamento da canhoneira “Faro” em frente à barra de Alvor assinalam-se na próxima segunda-feira, 27 de fevereiro, e a data  será registada com a colocação de uma placa comemorativa junto à embarcação, por mergulhadores da Marinha Portuguesa.

A “Faro”, adquirida em 1878 na Inglaterra, tinha uma guarnição de 27 marinheiros e prestou bons serviços à Armada até à fatídica tarde de 27 de fevereiro de 1912, quando foi abalroada pelo vapor “Josefine” e sofreu um irreparável rombo que a fez submergir em poucos minutos.

A efeméride é promovida pela associação Musubmar, promotora do projeto Ocean Revival, que prevê o afundamento de vários navios da Marinha Portuguesa fora de serviço, muito próximo do local onde se verificou o acidente da canhoneira “Faro”.

O programa da cerimónia tem início às 12h00 no cais de embarque junto ao Museu de Portimão, com a evocação das circunstâncias que estiveram na origem do desastre.

De seguida, os mergulhadores e a comunicação social deslocar-se-ão de barco até ao local do sinistro, onde terá lugar o mergulho e colocação da placa, a uma profundidade de nove braças.

Saiba mais sobre a Canhoneira Faro aqui na página da empresa de mergulho Subnauta.

Comentários

pub