Marinha promove exercício de combate à poluição no cais comercial de Faro

Um exercício de combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar vai decorrer na quarta-feira, dia 15, entre as 9 e […]

Um exercício de combate à Poluição por Hidrocarbonetos no Mar vai decorrer na quarta-feira, dia 15, entre as 9 e as 14 horas, no cais comercial de Faro.

Este exercício, o primeiro de dois previstos para 2012, será conduzido pela Marinha/Autoridade Marítima, através do Departamento Marítimo do Sul, e tem como objetivo o treino e avaliação do desempenho das equipas de intervenção do Departamento Marítimo do Sul e da Capitania do Porto de Faro em resposta aos incidentes mais prováveis.

O cenário a criar pretende simular a resposta a um derrame acidental como resultado da colisão de um navio de médio porte contra o cais.

«No momento desta ocorrência com o estofo da praia-mar, a urgência das ações de contenção e recolha são fundamentais para reter as manchas do hidrocarboneto médio na zona sinistrada, evitando o seu espalhamento na Ria Formosa», explica a Marinha, em comunicado.

Por forma a minimizar os danos ambientais nas águas da Ria Formosa serão colocadas barreiras para contenção do derrame e instalados dois pontos de recolha com um recuperador em cada ponto, e todo o sistema de trasfega do hidrocarboneto recolhido.

Em simultâneo, é realizada a limpeza da praia e pedras que foram atingidas pelos produtos poluentes.

Foram convidadas a participar no exercício as seguintes entidades: Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, Departamento de Gestão da Área classificada do Sul – Parque Natural da Ria Formosa, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, Delegação do Sul (IPTM Faro), Câmara Municipal de Faro, Universidade do Algarve, Faculdade de Ciências do Mar e Sociedade Farense das Areias (Sofareia).

 

 

Comentários

pub