Hélder Martins anuncia candidatura «de renovação» à concelhia de Loulé do PSD

Hélder Martins anunciou esta quarta-feira que será candidato à presidência da Comissão Política da Concelhia de Loulé do PSD. O […]

Hélder Martins anunciou esta quarta-feira que será candidato à presidência da Comissão Política da Concelhia de Loulé do PSD. O atual diretor do empreendimento Quinta da Ombria, em Querença, quer «dinamizar o partido», lançar o debate interno e fazer «uma grande sondagem», para preparar da melhor forma as próximas eleições, caso seja eleito.

As eleições para o PSD/Loulé disputam-se no próximo dia 3 de março. Este será um ato eleitoral intercalar, motivado pela recente demissão da Comissão Política da concelhia. José Graça, vice-presidente da Câmara de Loulé, era até há pouco o presidente deste órgão e novamente candidato ao cargo.

Mas, segundo Hélder Martins, a sua liderança não tem deixado satisfeitos os cerca de mil militantes do PSD em Loulé, razão pela qual disse ter decidido avançar com a candidatura.

«Fui auscultando os militantes durante algum tempo e percebi que a opinião mais ou menos unânime era a necessidade de renovação. Muitos transmitiram-me o descontentamento por a estrutura do partido não existir há muito», revelou ao Sul Informação Hélder Martins.

O candidato à presidência do PSD/Loulé explicou que «em dois anos, a única reunião que se fez foi para deitar abaixo a Comissão Política, tirando as reuniões preparatórias da Assembleia Municipal».

Em alternativa, Hélder Martins promete dar voz aos militantes, nomeadamente aos mais novos. «Queremos uma renovação. Encabeço uma equipa onde é dado lugar aos jovens», assegurou.

«A nossa candidatura assume dois objetivos principais. O primeiro é dinamizar o partido, o segundo é preparar condignamente o ato eleitoral que se aproxima. Falta cerca de um ano e meio para as autárquicas, tempo que eu julgo ser suficiente», disse.

Mas, avisou, há que começar quanto antes a preparar as autárquicas, pois 2013 será um ano em que muitos dos atuais autarcas, incluindo o presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio, não se podem recandidatar.

«Além do presidente da Câmara, haverá pelo menos sete presidentes de Junta de Freguesia que já não se irão recandidatar. É preciso fazer um trabalho preparatório muito bom e ir para o terreno com propostas concretas», defendeu.

Para criar um programa abrangente e escolher os candidatos a apresentar aos diferentes órgãos autárquicos, a candidatura de Hélder Martins defende «um debate interno e uma grande sondagem», alargada «aos 72 mil habitantes de Loulé». «Só depois se deve fazer o convite a alguém», para liderar as diferentes listas.

Embora não descarte a possibilidade de ser candidato à presidência da Câmara Municipal de Loulé em 2013, caso os militantes assim o desejem, o candidato à concelhia não se assume como candidato a essa posição. «Nunca neguei uma missão que me fosse confiada pelo partido», afirmou, ainda assim.

Algo que, acredita, não se passa com a candidatura que será sua adversária. «Julgo que a outra eventual candidatura será liderada por José Graça, que acredito que irá assumir desde logo que será ele o candidato à presidência da Câmara de Loulé, uma postura com a qual eu não concordo», disse.

 

Quem é Hélder Martins?

Hélder Manuel Faria Martins nasceu em Querença em janeiro de 1958 no seio de uma família rural com naturais ligações à agricultura. É casado e têm três filhas adolescentes, a Joana, a Catarina e a Maria, com quem vive em Almancil.

Multifacetado nas funções profissionais que desempenhou ao longo da vida, sempre esteve ligado a áreas onde a interação com as pessoas é fundamental. Em 1983 assume-se como colaborador próximo do presidente da Câmara Municipal de Loulé José Cavaco, na área das relações públicas e eventos.

Três anos depois lança-se num projeto de dinamização do interior do Algarve, o “Restaurante Quinta do Olival” em Querença que rapidamente granjeia fama junto de residentes e turistas, tornando-se num dos pioneiros do “desbravar” da descoberta do interior do Algarve.

Em 1990 regressa ao setor público e trabalha em estreita colaboração com o Governador Civil Cabrita Neto.

Ainda na década de 90, é eleito presidente da Junta de Freguesia de Querença onde realiza, de forma alternada, dois mandatos.

Depois de outra incursão pelo mundo privado, na área do marketing desportivo, entra pela primeira vez na Região de Turismo do Algarve, como vogal, em 1999, tendo sido o principal responsável por diversos espetáculos que marcaram o início do novo milénio.

Em 2001 lança-se num dos maiores desafios que até então tinha enfrentado e dirigindo a campanha de Seruca Emídio, conquista a vice-presidência da Câmara Municipal de Loulé, ficando a seu cargo os pelouros das Obras Municipais, Salubridade, Turismo, Oficinas e Transportes, Comunicação e Animação.

Neste cargo teve oportunidade de participar no relançamento do concelho de Loulé, tendo sido responsável, entre muitas outras, do lançamento do projeto do atual Cine-Teatro Louletano, tendo ainda contribuído para uma estreita relação entre as empresas, especialmente do setor do turismo, e a Câmara Municipal.

Em 2003, ruma novamente à Região de Turismo do Algarve, desta feita como presidente. Durante o seu mandato, que terminou em 2007, foi ainda presidente da Associação de Turismo do Algarve, presidente da Associação Nacional das Regiões de Turismo, presidente da Globalgarve Cooperação Desenvolvimento e presidente do Pavilhão do Arade.

Em 2007 volta ao privado e é convidado para administrador do Grupo CS Hotéis, que era na altura um dos maiores grupos hoteleiros de Portugal.

Foi na área do turismo que diversas organizações lhe prestaram homenagem e reconhecimento, com destaque para dois momentos, em que foi nomeado para o Prémio “Personalidade Turística/Ano 2007” pela Revista Publituris, e no mesmo ano foi ainda nomeado para o “Prémio Nacional de Marketing 2007” pela APPM – Associação Portuguesa dos Profissionais de Marketing.

Hélder Martins terminou recentemente a licenciatura em Gestão Turística no Instituto Universitário D. Afonso III, em Loulé.

Amante dos desportos motorizados, sempre esteve presentes nos grandes momentos que o Algarve protagonizou nesta área, sendo Sócio nº 1 do Clube Automóvel do Algarve onde foi igualmente presidente. Participou ativamente no processo que trouxe para o Algarve o Rally Dakar e o Rally de Portugal que é um dos maiores pólos de animação e promoção da região além-fronteiras.

Da sua participação social, destaque ainda para a presidência da Casa do Povo de Querença ou ainda o facto de ter feito parte da administração da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Ao nível político, sempre esteve ao serviço do PSD, tendo desempenhado vários cargos ao nível local, regional e nacional. Atualmente é Coordenador do Gabinete Autárquico do PSD/Algarve.

Atualmente com 54 anos, é diretor da Quinta da Ombria, empresa de capitais finlandeses, com sede em Loulé, que pretende implementar um projeto turístico com 1700 camas turísticas, um Hotel e campo de golfe no interior algarvio, nas freguesias de Querença e da Tôr.

Comentários

pub