Gustavo Lima vence na classe Laser Standard e reforça caminho para Londres 2012

Depois de três dias de sol intenso, terminou a 38ª edição do Torneio de Vela do Carnaval que decorreu em […]

Depois de três dias de sol intenso, terminou a 38ª edição do Torneio de Vela do Carnaval que decorreu em Vilamoura e que contou com a presença de cerca de 500 velejadores de sete países.

Com cinco vitórias em sete regatas, Gustavo Lima confirmou, em águas algarvias, ser o melhor velejador nacional na classe Laser Standard, apresentando todas as condições para conseguir o apuramento para os Jogos olímpicos de Londres 2012.

Rui Silveira, também com aspirações olímpicas, esforçou-se por fazer frente ao velejador de Cascais mas ficou-se pela 2ª posição, com uma diferença de 7 pontos.

Tiago Morais, do Clube Naval de Leça, esteve em destaque neste 3º dia de prova ao vencer a penúltima regata.

Pedro Roque manteve praticamente o domínio da frota Laser Radial ao longo dos três dias de Torneio. O jovem do Clube Naval de Portimão assinou quatro vitórias em sete regatas, deixando para trás os seus mais diretos adversários, Miguel Gomes, do Clube Náutico de Sesimbra, e Duarte Monteiro do Sport Algés e Dafundo.

Outro velejador de Portimão venceu a imensa frota de Laser 4.7 composta por 70 embarcações. Pedro Costa deixou para trás António Coronilla, do Clube Náutic El Trocadero, e Armando Campoy, de Rio Pedras.

Em 420, os espanhóis acabaram por ser os vencedores do Campeonato Ibérico que estava em disputa. Santiago Mas Depares e Jaime Menescal, do Clube Náutico El Masnou, impuseram-se à dupla Gonçalo Pinho/Miguel Hipólito e Gonçalo Pires/Nuno Bajanca, que terminaram nas 2º e 3ª posições respetivamente.

Em Optimist juvenis e infantis, venceu o velejador do Clube de Vela de Lagos Tiago Serra. O jovem conseguiu bater o seu colega de clube Rodolfo Pires e a espanhola Manuela Huidobro, de Málaga.

Em infantis, José Toronso foi o melhor, à frente dos seus compatriotas Gabriela Tovar e Adolfo Villalon.

A experiência do velejador olímpico português Hugo Rocha prevaleceu na classe Snipe. O atleta português, radicado em Espanha, que faz dupla com Chencho, só não venceu duas das oito regatas realizadas.

Também a dupla Nuno Rocha/Dário Rodrigues, do Grupo Naval de Olhão, liderou desde o início a frota de Dart 18, deixando bem para trás Miguel Galvão/Inês Galvão e Francisco Melo/António Jesuíno.

No campeonato ibérico de Kiteboard, que decorreu integrado no Torneio de Carnaval, Inês Correia não conseguiu cumprir os seus objetivos. A jovem do Barreiro é a atual campeã de mundo de kiteboard na vertente de wave, mas a prova de Vilamoura, realizada na disciplina de Race, não lhe correu bem.

«Senti alguma pressão, tive alguns problemas técnicos, não consegui rondar bem a bóia», afirmou a atleta nacional.

Inês Correia terminou em 2º e último lugar no setor feminino, atrás da única adversária que teve, a espanhola Núria Goma.

Foi também um atleta do país vizinho, Alejandro Hernandez, que venceu este campeonato ibérico de Kiteboard.

Para Valentim Costa, presidente do CIMAV, clube organizador do Torneio Internacional de Vela de Carnaval, a edição 2012 foi «um autêntico êxito não só pela adesão de participantes, que subiu 20% em relação ao ano passado, mas também pelo nível dos atletas presentes, alguns olímpicos, outros campeões nacionais e internacionais».

O 38º Torneio Internacional de Vela do Carnaval teve o patrocínio da Urbinvest Century 21, Lusort, Marina de Vilamoura, D. Pedro Hotels, Inframoura, Câmara Municipal de Loulé, Associação de Turismo do Algarve e conta ainda com o apoio da Federação Portuguesa de Vela.

 

Fotos de: Neuza Pereira

Comentários

pub