Ganhar nos negócios e na vida passa muito pela atitude

Ser um vencedor na vida e nos negócios é, muitas vezes, uma questão de atitude e força de vontade. Se […]

Ser um vencedor na vida e nos negócios é, muitas vezes, uma questão de atitude e força de vontade. Se à promoção destes valores juntarmos ferramentas práticas para a inovação e criatividade nas empresas, temos um resumo do que foi o seminário «Ganhar 2012», que decorreu na passada sexta-feira no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

Ao longo de sete horas, seis especialistas abordaram diversos temas, relacionados com empreendedorismo, inovação e produtividade, numa seleção de ferramentas que podem ser muito úteis aos empresários. Quem não pôde estar presente, pode ver parte destas intervenções no site da «Beon», empresa que organizou o evento, no endereço www.beon-algarve.com.

A meio do seminário, houve um autêntico reforço de energia positiva, introduzido por Carla Dias, especialista em organização empresarial, motivação e coaching de indivíduos.

A palestra que antecedeu a pausa para almoço pareceu não deixar ninguém indiferente e até deu origem a uma sessão de autógrafos improvisada. Carla Dias é também a autora do livro «Top Service – A escolha é sua!», onde estão resumidos os princípios das dinâmicas apresentações que tem feito um pouco por todo o país.

«Acima de tudo, aquilo que eu transmito tem a ver com uma missão pessoal que assumi, que é melhorar o serviço em Portugal e, porque não, no mundo», explicou Carla Dias ao Sul Informação, à margem da sessão.

«A mensagem que eu quero passar é que servir é um ato digno, não é subserviência e é, de facto, uma arte. Tento combater um paradigma que existe na nossa cultura de que servir é subserviência», resumiu.

E, no fundo, tudo começa numa transformação interna, que passa para o exterior na forma de um sorriso sincero. Neste campo, Carla Dias dá o exemplo e é com um sorriso constante e uma atitude constantemente positiva que recebe e conversa com quem a aborda.

«Esta palestra centrou-se em três mensagens. Uma é que a atitude é uma escolha nossa, outra que mais que motivar é necessário inspirar as pessoas e, finalmente, que se deve escolher servir a empresa e colegas em primeiro lugar, pois o cliente vai sempre sentir esse efeito», disse Carla Dias.

A mensagem que a especialista em motivação trouxe a Faro «é completamente transversal a todas as áreas de negócio e às vidas pessoais». «O que eu procuro com as minhas palestras é provocar “insights” nas pessoas. Mais do que formar ou ensinar, quero colocar as pessoas a pensar nas suas próprias vidas. E é curioso que ainda agora vieram duas pessoas ter comigo dizendo que vão mudar a sua vida», revelou Carla Dias.

«Eu gosto de acreditar que, em alguns casos, as minhas palestras e o livro são suficientes para mudar a vida de alguém. Se houver dois ou cinco por cento para quem é suficiente, eu já me dou por muito satisfeita», afirmou.

Carla Dias tem trabalhado com empresas de diferentes dimensões, que pretendem melhorar o seu serviço ao cliente e organização interna, até porque as lideranças nem sempre têm a consciência que também podem melhorar.

«Num mundo ideal, tudo começa pelo topo. Mas existem circunstâncias onde o topo não está consciente desta necessidade. E das duas uma: ou desistem do processo de organização, ou independentemente de o topo não alinhar, as pessoas fazem-no por si próprio e rapidamente encontram oportunidades. É raro, mas acontece», contou.

Além deste reforço de motivação, os participantes no seminário colheram ainda contributos de João Laborinho Lúcio, que falou da importância da propriedade intelectual, deixando exemplos de casos de sucesso como o Pastel de Belém e a Apple. Já Carla Machado abordou a Estratégia de Marketing para pequenas e médias empresas, com sugestões e exemplos práticos de como as boas ideias se podem tornar em produtos inovadores.

Pedro Raposo e Marta Gaudêncio falaram sobre internacionalização e os cuidados jurídicos a ter no decorrer deste processo. Filomena Ramilo encerrou o seminário com a palestra «Alterações à fiscalidade em 2012» e como melhor se pode preparar para as receber, o que se deve ter conta para reduzir as taxas e como se pode beneficiar de algumas medidas, nomeadamente na lei laboral.

 

Organização já pensa na edição 2013

O seminário «Ganhar» deverá voltar ao Algarve no ano que vem, no seguimento do sucesso que a organização considerou que a edição do presente ano teve. O projeto Beon, promovido pelas empresárias Cláudia Fonseca e Sónia Rodrigues, recebeu feedback positivo da parte do público e já pensa no futuro.

«Para o arranque, o primeiro desafio foi uma aposta ganha. E já estão a nascer os próximos com as propostas que ficaram lançadas em cima da mesa», disse Cláudia Fonseca, uma das mentoras do projeto. Para já «ficou a proposta» de fazer o «Ganhar 2013» e «tornar o evento anual», bem como «desenvolver os temas expostos em propostas de sessões mais aprofundadas. «O caminho faz-se caminhando, já demos os primeiros passos, agora é continuar», resumiu.

«Sentir que no fim do dia os participantes se dirigem a nós e agradecem, referindo que aqui e ali naquele tema específico conseguiram esclarecer as dúvidas que tinham e que acabaram também por ter a oportunidade de falar com aquele orador específico e aprofundar o seu caso particular, mostra-nos que valeu a pena esta iniciativa, todo o empenho e dedicação», considerou, ainda Cláudia Fonseca.

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