Festa do Basquetebol muda-se para Albufeira

A Festa do Basquetebol, que junta perto de 2000 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e familiares, vai este ano ter […]

A Festa do Basquetebol, que junta perto de 2000 pessoas, entre atletas, treinadores, dirigentes e familiares, vai este ano ter lugar, pela primeira vez, em Albufeira, de 28 de março a 1 de abril.

Depois de cinco anos em Portimão, a Festa do Basquetebol, apresentada como o «maior acontecimento do desporto juvenil em Portugal», ruma agora a Albufeira, depois da autarquia portimonense, a braços com uma grave crise financeira, ter comunicado à Federação Portuguesa de Basquetebol, que organiza, que este ano não teria condições para receber o evento.

Desidério Silva, presidente da Câmara albufeirense, revelou, na apresentação da festa, que teve lugar esta segunda-feira, que «quando percebemos que Portimão não estava em condições para a fazer, procurámos os parceiros, desenvolvemos trabalho com a Associação de Basquetebol do Algarve, com a Federação, e, em função do caderno de encargos, contactámos com as escolas e os hoteleiros», para resolver a questão da alimentação e do alojamento dos atletas e das suas comitivas.

Tudo isto, fez questão de sublinhar, sem que a Câmara gaste dinheiro. «A Câmara apenas faz a cedência dos espaços desportivos e assegura a logística em termos de pessoal. A Federação assume o resto», garantiu Desidério Silva.

Manuel Fernandes, diretor técnico da Federação de Basquetebol, revelou que a organização da Festa do Basquetebol custa 200 mil euros. «Portimão pagava todo o alojamento e nós pagávamos a alimentação. Aqui em Albufeira, assumindo nós o alojamento e a alimentação, não pagamos mais do que a alimentação em Portimão. E conseguir isso é trabalho da Câmara», garantiu aquele responsável.

De facto, como foi explicado na apresentação do evento, a autarquia negociou com os hoteleiros preços especiais, enquanto a alimentação será fornecida nos refeitórios das escolas da cidade e a deslocação dos atletas e da comitiva se fará na rede de transportes urbanos Giro. «Com  a boa colaboração de todos conseguimos trazer para cá este grande evento desportivo», frisou Desidério Silva.

O autarca salientou que faz todo o sentido trazer a Festa do Basquetebol para Albufeira, para «aproveitar o investimento que temos feito em infraestruturas desportivas e na formação no basquetebol». Com este evento, a cidade estará a «rentabilizar equipamentos, serviços, a experiência dos clubes, envolvendo os hoteleiros e as escolas», acrescentou.

Manuel Fernandes, diretor técnico da Federação de Basquetebol, por seu lado, salientou que a Festa movimenta mais de 1000 jovens jogadores, 144 treinadores, 72 dirigentes, 98 árbitros, 56 membros da organização, e «um a dois milhares de pais, familiares, amigos que acompanham os atletas».

Durante cinco dias, de quarta-feira a domingo, a animação vai então invadir Albufeira. Na Festa participam as seleções masculinas e femininas de todos os distritos do país, constituídas pelos melhores jogadores entre os 14 e os 16 anos. «Os melhores 12 jogadores de cada região, nos dois sexos e em dois escalões, vão estar aqui», sublinhou Manuel Fernandes. «Para milhares e milhares de jovens, rapazes e raparigas do nosso país, esta festa é o momento mais alto da época».

Sobre a escolha de Albufeira, o diretor técnico da Federação salientou: «quem conhece o basquetebol há muitos anos sabe que Albufeira é um marco da modalidade no Algarve e no país. São poucos os concelhos que têm dois clubes de basquetebol como aqui acontece».

Manuel Fernandes referiu ainda que, em Albufeira, «não precisamos de sair da cidade para termos nove espaços necessários para a prática do basquetebol».

Para lá dos jogos entre as seleções, Manuel Fernandes recorda que a Festa vai promover muitas outras atividades. Uma delas será o Jamboree de Mini-Basquete, para crianças dos 7 aos 11 anos de Albufeira.

Haverá ainda o Live Basket, no sábado, com a montagem de 16 tabelas de basquetebol ao ar livre, para criar 16 campos onde todos quantos quiserem poderão jogar.

Além do Prémio Fair Play, destinado a fomentar a sã competição, este ano foi ainda criado o Prémio Solidariedade, para o qual contribuem, com um euro, todos os jogadores. A verba resultante será entregue a uma instituição social de Albufeira, que será indicada pela autarquia.

Ana Herculano, presidente da Associação de Basquetebol do Algarve, salientou a importância da Festa para o desenvolvimento da modalidade e disse que o «basquetebol no Algarve deve muito a todo o trabalho que vem sendo feito na formação».

A dirigente acrescentou que «só com muita formação teremos, no futuro, uma equipa algarvia a disputar a Pró-Liga e de seguida a Liga».

A Festa do Basquetebol vai decorrer entre 28 de março, dia em que se dará a chegada das comitivas e será feita a cerimónia de boas vindas, na Praça dos Pescadores, e 1 de abril, dia do evento de encerramento.

 

 

Comentários

pub