A questão da construção de uma rotunda no cruzamento da EN 125 com a EM 524, na Freguesia de Pêra, concelho de Silves, motivou, na segunda-feira, uma visita ao local pelo deputado comunista algarvio Paulo Sá.
O tema tem motivado, ao longo dos últimos cinco anos, frequentes iniciativas do PCP junto do Ministério da Economia e do Emprego (antes, Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações).
Este cruzamento já havia sido referenciado pela empresa Estradas de Portugal, pelo menos desde 2007, como apresentando condições menos adequadas ao elevado volume de tráfego existente, pelo que este cruzamento deveria ser beneficiado com uma rotunda, como forma de diminuir a ocorrência de graves acidentes que aí se têm registado, alguns dos quais com vítimas mortais.
Em sucessivas respostas aos requerimentos do Grupo Parlamentar do PCP, o Governo comprometeu-se com a construção da rotunda, apresentando datas para a conclusão da mesma, datas essas que nunca foram cumpridas.
Na passada segunda-feira, acompanhado por representantes do grupo de cidadãos que há vários anos vem exigindo a construção da rotunda, o deputado do PCP visitou o cruzamento da EN125 com a EM 524 em Pêra e, nove meses depois do anunciado fim das obras de construção da rotunda, pôde comprovar que as obras de construção ainda nem sequer tiveram início.
Na sequência dos referidos contactos com os moradores de Pêra, o Grupo Parlamentar do PCP perguntou ao Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, se confirma a sua intenção de construir uma rotunda no cruzamento da EN 125 com a EM 524, na freguesia de Pêra, de forma a aumentar a segurança da circulação rodoviária no local, reduzindo a probabilidade de ocorrência de acidentes graves, e, em caso afirmativo, para quando se prevê a conclusão da referida rotunda.
Comentários