Citrinos vão estar em destaque nas Oficinas do Gosto Slow em Loulé

A segunda sessão do ciclo de Oficinas do Gosto Slow, uma iniciativa do Slow Food Algarve, com o apoio da […]

A segunda sessão do ciclo de Oficinas do Gosto Slow, uma iniciativa do Slow Food Algarve, com o apoio da Câmara de Loulé, vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 9 de fevereiro, pelas 18h00, no Centro Interpretativo dos Frutos Secos, em Loulé.

Desta vez o tema vai ser “Os Citrinos”, e o Chefe Augusto Lima volta a ser o convidado, que irá executar pratos simples à base destes produtos. O Chefe far-se-á acompanhar pelo Barman Bruno Guerreiro, que irá confecionar cocktails elaborados também com citrinos.

Em Portugal, o Algarve é uma referência em termos da citricultura. Os citrinos algarvios caracterizam-se, de uma forma geral, pela sua casca fina intensamente colorida e brilhante e pelo seu elevado teor em sumo de sabor muito doce. Os citrinos são produtos bastante versáteis em termos gastronómicos.

Esta oficina divide-se em três momentos: conversa/dissertação sobre o tema, numa abordagem multicultural, explorando raízes históricas e culturais  das nossas identidades gastronómicas e/ou desenvolvendo uma abordagem científica do mesmo; demonstração gastronómica; degustação pelo público e explicações dos produtores e especialistas.

A entrada é livre.

Esta oficina terá também a colaboração do Agrupamento de Escolas Padre João Coelho Cabanita, que já iniciou o “Programa de Educação do Gosto do Slow Food”.

Promover o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta é o principal objetivo deste ciclo de oficinas.

A Slow Food Algarve é uma associação sem fins lucrativos que pretende crescer através do envolvimento de produtores locais, de projetos, eventos e colaborações, da criação de hortas nas escolas e programas educativos, da organização de seminários, conferências e aulas, da partilha com outras pessoas, da alegria e do prazer que os alimentos nos proporcionam.  Para isso, conta como parceiro nestas atividades o cabaz PROVE.

Comentários

pub