Cáritas Diocesana de Beja inaugura hoje a sua nova sede

A nova sede da Cáritas Diocesana de Beja é inaugurada esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, às 17h30, com a […]

A nova sede da Cáritas Diocesana de Beja é inaugurada esta quinta-feira, dia 2 de fevereiro, às 17h30, com a presença de Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara Municipal de Beja, e de Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social.

Esta é a primeira obra da Rede de Regeneração Urbana do Centro Histórico de Beja no âmbito do eixo 2 – Desenvolvimento Urbano concluída, anunciou a Câmara Municipal desta capital alentejana.

A nova sede, localizada no centro histórico da cidade, resulta do aproveitamento do edifício do antigo Paço Episcopal, propriedade da Diocese de Beja, tendo sido alvo  de obras gerais de reabilitação e ampliação.

O Município de Beja, através da empresa Municipal InovoBeja, participou na elaboração da candidatura e prestou apoio à Caritas nos trâmites da candidatura nos âmbito da pareceria da rede constituída para a Regeneração do Centro Histórico da cidade.

A obra representou um investimento de cerca de 1,3 milhões de euros, co-financiado pelo INAlentejo em 80% e pela Diocese de Beja em 20%.

As novas instalações da sede da Caritas Diocesana de Beja vêm permitir a continuidade das atuais atividades mas também a criação de novas valências.

Foi por isso criado um novo espaço para abrigar cidadãos sem-abrigo que funcionará como uma comunidade de reinserção social.

Atualmente são servidas quatro refeições diárias a 65 pessoas, mas com o alargamento do refeitório social, será possível aumentar essa resposta, que se prevê cada vez mais necessária, dado o atual contexto socioeconómico.

Será ainda criado um cyber-espaço e um espaço para acolher o Gabinete do Banco de Voluntariado de Beja.

Para a Caritas Diocesana de Beja, a nova sede constitui condição para a expansão e diversificação das suas atividades de âmbito social até agora condicionadas pela carência de espaço físico na cidade.

A Câmara pacense recorda que estão ainda em obra diversas operações desta Rede, das quais se destacam o ensombramento das Portas de Mértola, o Parque de estacionamento e Jardim da Mouraria, as Infraestruturas da Mouraria e as reabilitações da Capela do Rosário, da Igreja do Pé da Cruz e da Ermida de Santo André, bem como ações de Promoção, Animação e Divulgação do Centro Histórico.

O que é a Caritas:

A direção é inteiramente voluntária, constituída por 6 membros, um presidente, um tesoureiro, 3 vogais e um assistente religioso.

A Cáritas de Beja conta atualmente com 37 colaboradores e cerca de 35 voluntários que asseguram respostas sociais no concelho de Beja com uma população de 35762 habitantes na área do acompanhamento de famílias apoiados pelo Rendimento de Inserção Social (RSI), da comunidade de tratamento e reinserção de toxicodependentes masculinos “Horta Nova” e ainda o apoio domiciliário e atendimento social.

A Cáritas Portuguesa é a federação nacional das vinte Cáritas Diocesanas distribuídas pelo território continental e regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Em conjunto, regem-se pela doutrina social da Igreja e orientam a sua ação de acordo com os imperativos da solidariedade, dando resposta às situações mais graves de pobreza, exclusão social e situações de emergência em resultado de catástrofes naturais ou calamidade pública.

A Cáritas tem como objetivos a assistência em situações de emergência ou dependência, a promoção da autonomia e do desenvolvimento integral de cada ser humano e a transformação nos domínios sociais e ambientais de acordo com os valores da ética cristã. Intervém na implementação de programas de apoio materno-infantil, infanto-juvenil, terceira idade, mulheres vítimas de violência doméstica bem como na luta contra a exclusão social, em especial no apoio às minorias étnicas, comunidades de imigrantes e suas famílias, toxicodependentes, seropositivos e alcoólicos.

Em 1975 a Cáritas Diocesana de Beja foi instituída canonicamente numa perspetiva de assistência que consistia na distribuição de géneros a famílias carenciadas.

Atualmente esta presta um serviço sócio – caritativo, tendo como objetivos: formar, coordenar e dinamizar os agentes paroquiais tendo como referência a população mais desfavorecida.

Trata-se de uma instituição com personalidade jurídica no foro eclesiástico, equiparada, a uma Instituição Particular de Solidariedade Social, filiada na união das IPSS desde 1983. Sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos, o seu suporte financeiro resulta de acordos de cooperação com a Segurança Social e outras Instituições nomeadamente, o Instituto de Emprego e Formação Profissional, no que diz respeito a contratação de funcionários, projetos co- financiados e ainda, através de donativos voluntários em número e em espécie.

A Cáritas Diocesana de Beja é um membro integrante da Cáritas Portuguesa, que por sua vez, é membro da Cáritas Internacional.

Esta instituição possui uma área de intervenção que compreende todos os concelhos do distrito de Beja mais os concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Grândola do distrito de Setúbal, cujo funcionamento é realizado em instalações postas a disposição pela Diocese.

Esta instituição é composta por uma direção e um conselho fiscal, definidos, pelo Bispo da Diocese de Beja.

Comentários

pub