Câmara de Monchique atribuiu 34 bolsas no valor de 80 mil euros

A Câmara Municipal de Monchique atribuiu 34 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, num investimento anual superior a […]

A Câmara Municipal de Monchique atribuiu 34 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, num investimento anual superior a 80.000 euros, anunciou a autarquia.

A Câmara de Monchique diz ter assumido «como prioridade o apoio direto aos Estudantes do Ensino Superior na sua componente Social, aumentando o número de bolsas concedidas, passando de 19 bolsas no ano 2008/2009, para 26 em 2009/2010 (já com o novo executivo em funções), 30 em 2010/2011 e agora 34 bolsas de estudo a estudantes do ensino superior para que, apesar da sua situação económica, continuem a sua formação académica».

As bolsas são atribuídas a alunos residentes no concelho de Monchique, que se candidataram ao abrigo do regulamento existente, que não dispõem de meios suficientes para suportarem os encargos correspondentes à frequência do ensino superior.

Ao longo de 10 meses, é concedida uma verba mensal máxima correspondente a 242,5 euros, ou seja metade do salário mínimo nacional, perfazendo 2 425 euros por ano aos jovens que ingressem ou frequentem estabelecimentos de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Educação.

A atribuição destas bolsas de estudo é também uma forma do Município de Monchique estimular a frequência de cursos superiores por parte dos jovens do concelho, «melhorando, desta forma, o tecido económico local, dotando-o de quadros técnicos que perspetivem um contributo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural».

A autarquia sublinha que, «nos municípios com características rurais, como é o caso de Monchique, ainda se sente mais as dificuldades» causadas pelo «momento de grave crise económica e financeira que o país atravessa».

Comentários

pub