Associação Académica transmite «calma e esperança» aos funcionários em altura de dificuldades

Para alguns é o primeiro contacto com a máquina da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), para outros é […]

Para alguns é o primeiro contacto com a máquina da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), para outros é apenas um reavivar da memória e há mesmo quem acompanhe a visita apenas para manter vivo o espírito de equipa. Em 2012, a habitual apresentação dos serviços aos novos dirigentes académicos e a reunião de início de ano com os funcionários da associação também serviu para tentar elevar o moral.

A Direção Geral da AAUAlg fez na passada semana uma visita a todos os serviços que a entidade gere, numa iniciativa de integração dos novos elementos que é habitual, mas a que os novos dirigentes conferem muita importância, dada a conjuntura atual.

«Vão pensando em ideias para aproveitar os espaços e material que não estão a uso», recomendou, logo no início, o novo presidente da associação Pedro Barros. Um conselho que está intimamente ligado à necessidade da AAUAlg em retomar o caminho da estabilidade financeira e que acaba por justificar a abertura deste ato interno à comunicação social.

«A intenção, hoje, foi fazer uma visita guiada a todos os dirigentes associativos, de modo a que fiquem a conhecer a estrutura da AAUAlg», disse Pedro Barros ao Sul Informação, à margem da visita.

No mesmo dia da visita dos novos dirigentes associativos, foi feita uma reunião com todos os funcionários, para que se pudessem «conhecer uns aos outros e transmitir as linhas estratégicas para este ano». Foi aqui que Pedro Barros tentou tranquilizar aqueles que dependem diretamente da AAUAlg, que é também uma empresa.

«Quisemos promover o espírito de equipa e transmitir uma mensagem de calma e de esperança a todos os funcionários e dizer que todos juntos vamos conseguir ultrapassar as dificuldades e projetar a Associação Académica», acrescentou.

Dificuldades que são vividas nas contas da associação, mas também nas vidas de cada vez mais estudantes universitários. Talvez por isso, um dos pontos de passagem da comitiva foi a futura Loja Solidária, que deverá ser inaugurada ainda este mês em Gambelas e que permitirá adquirir vestuário de adulto, criança e até de bebé.

Neste espaço, junto ao Gabinete de Saídas Profissionais, onde antigamente funcionava a empresa Control D, e ao Centro de Cópias da AAUAlg, também será possível encontrar material escolar e livros, entre outras coisas.

A recolha de material começou a ser feita há muito e também já está bem avançado o trabalho de triagem e organização dos bens doados à Loja Solidária, já que o projeto foi lançado pela anterior direção. Resta inaugurar a loja, algo que deverá ser feito com uma ação especial, ainda a anunciar.

A nova Direção Geral assumiu durante a campanha e reafirmou na passada semana, no mesmo dia em que anunciou um buraco de 400 mil euros nas contas da associação, que tudo fará para não despedir qualquer funcionário.

O segredo para possibilitar esse desígnio poderá passar pela mobilidade de funcionários, que podem passar a trabalhar num novo serviço, como por exemplo a Loja Solidária ou os futuros gabinete pedagógico e habitacional.

Comentários

pub