Assembleia Municipal Jovem de Silves visitou Assembleia da República

Um grupo de jovens do concelho de Silves, composto pelos participantes do projeto Assembleia Municipal Jovem e por alunos semifinalistas […]

Um grupo de jovens do concelho de Silves, composto pelos participantes do projeto Assembleia Municipal Jovem e por alunos semifinalistas do concurso “Speak Out”, deslocaram-se no passado dia 15 de fevereiro à Assembleia da República.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, através do seu setor de Juventude – Geração S, teve o apoio da Fundação Jack Petchey.

Esta visita foi composta por dois momentos principais, traduzidos na assistência à Sessão Plenária e num encontro com os deputados do Circulo Eleitoral de Faro Cecília Honório (Bloco de Esquerda), Paulo Sá (PCP) e Elsa Cordeiro (PSD).

Este encontro permitiu aos jovens participantes colocar um conjunto de questões representativas das suas preocupações quanto ao futuro da região e do país e cuja resolução depende da intervenção direta do Estado.

A linha férrea na região algarvia, a fiscalidade das obras públicas, a falta de investimento estatal na região, a emigração dos jovens, a construção perto das arribas, a atribuição de parcelas para produção hortícola de subsistência, as portagens na A22, e as expetativas e futuro dos jovens que integram cursos profissionais na área da construção civil foram algumas das temáticas apresentadas neste encontro pelos jovens silvenses.

No regresso, teve lugar a eleição dos representantes de Mesa da Assembleia Municipal Jovem, tendo sido eleitos como presidente Maria Rita Teixeira, da Escola EB 2,3 Dr. António da Costa Contreiras, como 1.ª secretária Lara André, da Escola EB 2,3 Dr. Garcia Domingues, e como 2.ª secretária Carina Neves, da Escola Secundária de Silves.

Estas três alunas terão um importante papel a desempenhar na 5.ª sessão Plenária da Assembleia Municipal Jovem, agendada para o próximo dia 16 de março, e onde irão participar cerca de 34 alunos e 7 professores.

A Assembleia Municipal Jovem é um projeto desenvolvido, desde 2007, no concelho de Silves, inserido no âmbito do eixo de intervenção Cidadania e que tem como objetivo incentivar os jovens munícipes a participar ativamente na vida do Município e proporcionar-lhes a aprendizagem e desenvolvimento de competências sociais, comunicacionais e, sobretudo, de cidadania, por forma a estimular a sua capacidade de argumentação na defesa das suas ideias, com respeito pelos valores de tolerância e da vontade da maioria, e simultaneamente facilitar aos jovens o acesso e o conhecimento do funcionamento das instituições democráticas.

 

Comentários

pub
pub