ARH do Algarve promove sessões de esclarecimento sobre Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas

A ARH do Algarve vai promover três sessões de esclarecimento, no âmbito do processo de discussão pública da versão provisória […]

A ARH do Algarve vai promover três sessões de esclarecimento, no âmbito do processo de discussão pública da versão provisória do Plano de Gestão das Bacias Hidrográficas que integram a Região Hidrográfica das Ribeiras do Algarve (RH8), que está a decorrer até 19 de março próximo.

Estas sessões, abertas ao público em geral, realizar-se-ão nas Bibliotecas Municipais de Silves (13 de fevereiro), Lagos (15 de fevereiro) e Olhão (17 de fevereiro), entre as 14h30 e as 17h30, com o objetivo de prestar esclarecimentos e recolher contributos dos cidadãos interessados em participar  ativamente na elaboração deste Plano de Gestão.

Este instrumento de planeamento dos recursos hídricos, que visa a gestão, protecção e valorização ambiental, social e económica da água, identifica 81 massas de água superficiais, 51% das quais apresenta estado Bom ou superior, 26% estado Razoável e 12% estado Medíocre ou Mau, tendo 11% sido classificadas como Indeterminadas, necessitando de estudos específicos.

No que respeita às Águas Subterrâneas, foram delimitadas 23 massas de água, das quais 19 apresentam estado Bom e apenas 4 têm estado Medíocre.

No sentido de cumprir os objetivos definidos pela Diretiva Quadro da Água, este Plano integra um Programa de Medidas a implementar até 2015, que envolve um investimento total de cerca de 168 milhões de euros para a execução de 37 medidas definidas.

Comentários

pub