Académica do Algarve abre loja solidária para ajudar universitários em dificuldades

Os alunos da Universidade do Algarve contam desde hoje com mais um apoio na área social, com a inauguração da […]

Os alunos da Universidade do Algarve contam desde hoje com mais um apoio na área social, com a inauguração da Loja Solidária, um serviço da Associação Académica onde a partir da venda de roupa em segunda mão, a preços simbólicos, se espera angariar verbas para ajudar os que passam mais dificuldades com bens variados de primeira necessidade.

Esta é, segundo o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlG) Pedro Barros, apenas uma das iniciativas a pensar nos mais carenciados que esta entidade vai levar a cabo este ano. 2012 é o Ano Solidário da académica algarvia e Pedro Barros espera conseguir meios para apoiar meia centena de alunos.

«Vamos lançar o projeto “Amanha-te”, que consiste na atribuição de bolsa a 50 estudantes que estejam a precisar, que será revertida em bens alimentares, roupa e material escolar», revelou Pedro Barros.

Esta ajuda extra será coordenada com os serviços de ação social da AAUAlg e pretende ser um reforço no apoio que já é atribuído pelo Estado. «Há cada vez mais alunos a pedir bolsa e menos bolsas a ser atribuídas», ilustrou.

Pedro Barros não coloca de lado a possibilidade de a AAUAlg poder ajudar, pontualmente, alunos a cumprir obrigações financeiras, como por exemplo o adiantamento de verbas para pagamento de propinas, em casos extremos. «Há alunos que desistem quando apenas lhes falta uma das tranches das propinas, por não terem dinheiro», revelou.

Pedro Barros adiantou que as dificuldades vividas por alunos da instituição são cada vez maiores e atingem um número crescente de alunos. E as causas são muitas.

«Vivemos um ano de crise, há falta de dinheiro nas famílias portuguesas. O cenário económico também não é famoso e o Algarve não fica à parte destes problemas. Também houve agora a introdução de portagens na Via do Infante, o que afeta a mobilidade dos estudantes. A Ualg tem muitos estudantes que não vivem em Faro e todas estas questões têm despoletado situações de carência», disse Pedro Barros.

Por outro lado, também haverá um esforço para conseguir uma recolha interna de bens, para redistribuir. «Vamos tentar que todas as nossa iniciativas tenham recolha de alimentos e roupa associada. Na segunda-feira vamos começar com a pré-venda de bilhetes para a Semana Académica, mas só poderá adquirir o bilhete quem trouxer um litro de leite ou um litro de azeite», disse o presidente da AAUAlg.

A Loja Solidária funciona em Gambelas junto ao Gabinete de Saída Profissionais da AAUAlg (no mesmo edifício da cantina deste Campus da Ualg) e estará aberta ao público em geral. A loja terá roupa em segunda mão em bom estado para criança e adulto, trajes académicos e material escolar, entre outras coisas.

 

Comentários

pub