Trabalhos no Sistema de Recloragem na Rede de Abastecimento Público de Água de VRSA foram um «êxito»

Os trabalhos realizados no Sistema de Recloragem em conduta de abastecimento durante a madrugada de dia 12 de janeiro foram […]

Os trabalhos realizados no Sistema de Recloragem em conduta de abastecimento durante a madrugada de dia 12 de janeiro foram concluídos com êxito, anunciou hoje a empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU).

Segundo a SGU, os trabalhos tinham como objetivo «garantir a continuidade da qualidade da água, uma das preocupações constantes da Unidade de Ambiente» da empresa.

O Sistema de Recloragem é um dos processos de tratamento existentes na Rede de Abastecimento Público de Água e consiste no doseamento de forma controlada de cloro na água, de forma a inibir o aparecimento de microrganismos patogénicos.

Atualmente, a água distribuída através da conduta é proveniente das Águas do Algarve e, por conseguinte, já é fornecida com tratamento.

Contudo, «tendo em conta o comprimento da rede, entre outros eventuais efeitos que consomem o desinfetante presente na água, é necessário proceder a reacertos no doseamento que permitam garantir durante todo o ano os níveis de cloro necessários a uma desinfeção eficaz, integrando maior controlo e automatização», acrescenta a SGU.

A intervenção foi programada de forma a «afetar o menor número de clientes possível e tratando-se de um trabalho difícil e moroso escolheu-se um horário com impacto mínimo».

Por isso, «dado o desempenho de todos os que colaboraram nesta obra foi possível executá-la causando transtornos mínimos, tendo sido nalguns casos nulos».

A eficiência na intervenção ainda permitiu aproveitar a oportunidade para substituir uma válvula em conduta DN200.

Comentários

pub