Taça da Liga: Portimonense perde com Penafiel e complica passagem à fase seguinte

A competição é diferente, mas nem por isso o resultado foi melhor do que os últimos que o Portimonense tem […]

A competição é diferente, mas nem por isso o resultado foi melhor do que os últimos que o Portimonense tem conseguido para a Liga Orangina. Na primeira jornada da 2ª fase de grupos da Taça da Liga os alvinegros perderam em casa com o Penafiel por 1-0 e, para passar à fase seguinte, tem agora que ir buscar resultados ao Estádio da Madeira frente ao Nacional e a Braga.

A primeira parte foi muito fraca. Nem Portimonense, nem Penafiel proporcionaram um bom espetáculo e o nulo ao intervalo justificava-se.

Talvez devido ao mau desempenho das duas equipas, ambos os treinadores mexeram ao intervalo. Francisco Chaló fez entrar Pedrinha para o lugar de Torres e Mozer tirou um desinspirado Felipe Miranda e colocou Ben Traoré em campo.

O Penafiel acabou por chegar ao golo ao minuto 52, por intermédio de Coronas. O jogador penafidelense, que minutos antes já tinha surgido isolado na cara de Ivo, não desperdiçou a segunda oportunidade nas mesmas circunstâncias e inaugurou o marcador.

A partir do golo, o Portimonense ficou mais perigoso mas não conseguiu ser eficaz. Simi, ao minuto 79, trabalhou bem dentro da área, rodou, rematou cruzado, mas a bola saiu ao lado do poste da baliza de Tiago.

Ao minuto 85 foi o guarda-redes do Penafiel que evitou o golo do Portimonense. Ricardo Nunes, num livre descaído para a direita, rematou bem, mas Tiago conseguiu defender para canto.

Com a equipa algarvia balanceada no ataque, o Penafiel aproveitava as costas da defesa dos alvinegros para criar perigo e Ivo ainda teve que se aplicar em duas ocasiões, ao minuto 89 negando o golo a Ruben e a Aldair.

Ao minuto 96, o Portimonense teve a última oportunidade para chegar ao empate, num livre frontal cobrado por Ricardo Nunes, mas a bola subiu muito e não criou perigo.

Equipas:

Portimonense: Ivo, Hammes, Eliézio, Ruben Fernandes, Ricardo Nunes; Semedo, Jonas (Vítor 70′), Organista (Fabrício 70′); Rafa, Felipe Miranda (Ben Traoré 45′) e Simi.
Suplentes: Carlos, Fabrício, Ben Traoré, Wakaso, Vitor, Zambujo e Cappi

Penafiel: Tiago, Valdemar, Penela (Aldaír 57′), Manoel, Torres (Pedrinha 45′), Paulo Oliveira, Coronas, Mota (Ferreira 74′), Rafa, Ruben e Vitor.
Suplentes: Vitor Golas, Ferreira, Pedrinha, Pereira, Luís Carlos, Aldair e Jesus

José Augusto (treinador-adjunto do Portimonense)

O resultado não reflete o que se passou no campo. Nas três fases do jogo – construção, criação e finalização – pecamos na última e, num erro nosso, o Penafiel marcou. Se analisarmos e refletirmos sobre o jogo, os lances perigosos do Penafiel, são provocados por erros nossos, ou por jogadas de um toque e pontapé para a frente.
[Sobre o futuro da equipa na Taça da Liga]:
As meias finais e a final são feitas para os grandes. Se calhar as coisas deveriam ser ao contrário, e em vez de termos que ir jogar fora contra as equipas mais fortes, deveríamos jogar em casa esses jogos. Hoje recebermos o Penafiel às cinco da tarde, sem público nas bancadas… mas isso fica para quem faz as competições.

Francisco Chaló

Foi uma vitória num campo que sabíamos ser difícil, mas foi justa. Não tínhamos o plantel completo devido a castigos, mas conseguimos materializar uma das muitas ocasiões que tivemos. A estratégia foi bem interpretada pelos jogadores. Seria injusto se houvesse uma infelicidade que assolasse o nosso grupo. Foi uma vitória importante, num campeonato curto de três jogos.

 

Comentários

pub