Silves assinala Dia Europeu da Internet Segura com sessão destinada aos jovens de Messines

No Dia Europeu da Internet Segura, que é assinalado no dia 8 de Fevereiro de 2012 (quarta-feira), terá lugar, entre […]

No Dia Europeu da Internet Segura, que é assinalado no dia 8 de Fevereiro de 2012 (quarta-feira), terá lugar, entre as 10h00 e as 12h30, no Auditório da Caixa de Crédito Agrícola, em São Bartolomeu de Messines, uma Ação de Sensibilização sobre a Segurança na Internet, organizada pela Câmara Municipal de Silves (CMS), através do seu Setor de Juventude, destinada aos alunos da E.B 2,3 João de Deus.

O Debate será moderado por João Patacão (Professor) e contará com a presença de Pedro Pinto (Técnico Informático/Web developer), que abordará a temática “Internet: Prós & Contras”, falando um pouco da evolução desta ferramenta, fazendo uma pequena contextualização sobre todo esse processo.

Serão abordados temas como o Programa Internet na Escola; a Web 1.0/2.0/3.0; e o crescimento das redes sociais, nomeadamente focando questões específicas como o que fazem os utilizadores da Internet – Conversar, jogar, downloads, etc. e os problemas associados à privacidade e ameaças (SPAM, Phishing, etc.).

Serão, ainda, abordadas as vantagens de usufruir deste serviço universal, dando alguns bons exemplos e casos de sucesso, fazendo uma clara oposição entre duas atitudes distintas: o Medo versus a Ignorância.

Outro dos oradores será André Ferreira (Coordenador Técnico do Sector de Informática da CMS), que analisará o tema “Software gratuito para aumentar a segurança dos computadores e melhorar a velocidade de navegação”.

Presentes, ainda, estarão os Inspetores da Policia Judiciária Paulo Pancadas e Patrícia Duarte, que tratarão questões relacionadas com a criminalidade e segurança no uso destas ferramentas comunicacionais.

Esta iniciativa insere-se no dos Eixos de Intervenção Estratégicos – Conceito Geração S, definidos pelo Sector de Juventude da CMS, bem como na Comemoração de Dias Temáticos com as Escolas.

Tem como objetivo, alertar e consciencializar os jovens da E.B 2,3 Dr. João de Deus para uma utilização mais responsável e segura das tecnologias online e dos telemóveis.

Visa, ainda, o debate sobre o conceito “Web Social”, já que este Sector pretende desempenhar um papel dinâmico e de qualidade, capaz de proporcionar a partilha e reflexão de temas que permitam o saudável desenvolvimento da comunidade juvenil.

Comentários

pub