Seca: Choveu tanto em janeiro como costuma chover nos meses de verão

No final do mês de janeiro, a totalidade do território do continente encontra-se em situação de seca meteorológica, com 11% […]

No final do mês de janeiro, a totalidade do território do continente encontra-se em situação de seca meteorológica, com 11% em seca severa, 76% em seca moderada e 13% em seca fraca, segundo a informação do Observatório de Secas do Instituto de Meteorologia.

Os valores de precipitação registados neste mês foram muito inferiores aos valores normais para janeiro, com um total mensal de 16.3mm, correspondendo a menos de 15% do valor normal, o que se traduz numa precipitação total de menos 101mm.

O total de precipitação registada no mês de janeiro deste ano é comparável com os valores normais dos meses de verão, julho (13.8mm) e agosto (13.7mm).

O ano hidrológico, iniciado em outubro de 2011, apresenta valores de precipitação abaixo do normal, com exceção do mês de novembro, que se classificou como chuvoso.

A precipitação registada no continente neste ano hidrológico é, no entanto, superior aos valores verificados na pior situação de seca da última década (2004/2005) até final de janeiro, situação esta fundamentalmente devida à quantidade de precipitação ocorrida durante o mês de novembro.

Esta situação de seca meteorológica resulta, segundo o IM, «da situação sinótica que tem prevalecido, caracterizada pela localização do anticiclone dos Açores que, estendendo-se em crista para o território continental, vem impedindo que este seja influenciado pelas superfícies frontais normalmente responsáveis pela precipitação em Portugal nesta época do ano».

Para os próximos 10 dias continua a não se prever precipitação, à exceção de quarta-feira, 1 de fevereiro, em que se prevê a ocorrência de chuva fraca, especialmente no litoral norte e centro do território continental.

Em termos de cenários de evolução da seca meteorológica para fevereiro, e tendo em conta a previsão elaborada pelo Centro Europeu de Previsão do Tempo a Médio Prazo, o cenário mais provável no final do mês aponta para o aumento da severidade da situação de seca meteorológica em Portugal continental.

Em termos de previsão para a primavera, a informação disponível multimodelo continua a prever valores abaixo do normal em todo o território continental a norte do sistema montanhosos Montejunto-Estrela, embora esta informação deva ser utilizada com alguma reserva tendo em conta a fiabilidade que este tipo de previsão ainda tem para a latitude de Portugal Continental.

Comentários

pub