Património: Lista de obras de arte roubadas no novo site do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja Católica (SNBCI) renovou a imagem do seu site e introduziu-lhe novas […]

O Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja Católica (SNBCI) renovou a imagem do seu site e introduziu-lhe novas funcionalidades, como é o caso de uma base de dados de obras de arte furtadas dos espaços sagrados.

A ferramenta, que disponibiliza “informações atualizadas, e tão exatas quanto possível”, pretende ter um “papel dissuasor e de sensibilização” especialmente para “potenciais compradores e recetadores de obras de arte”, explica a página.

“Face à ausência de registos fotográficos de muitas obras, fundamentais à sua identificação e reconhecimento”, o Secretariado “apela ao envio de qualquer tipo de imagem referente às peças elencadas”.

Além de notícias, documentos e informações sobre serviços diocesanos, o site apresenta bases de dados relativas a conservadores, restauradores e publicações na área dos bens culturais.

A página inclui ligações para inventários locais e para o projeto “Rota das Catedrais”, parceria entre o Estado e a Igreja com vista à recuperação, preservação e valorização daqueles espaços.

O site anuncia que o SNBCI vai organizar a primeira ação de formação para guias e agentes de turismo, dedicada ao tema “Como Visitar uma Igreja”, iniciativa que decorre a 7 de fevereiro na Sé Nova de Coimbra.

A valorização e divulgação do património vai ser ampliada este ano com uma edição filatélica dedicada às catedrais nacionais, que está a ser preparada pelos CTT, Correios de Portugal, em colaboração com o Secretariado.

A iniciativa, que se desenvolve em três fases, prevê para a emissão de selos alusivos às sés de Braga, Bragança, Guarda, Lamego, Miranda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.

O departamento dirigido por Sandra Costa Saldanha edita a revista semestral “Invenire” e tem como áreas de atuação os arquivos, bibliotecas, conservação, restauro, formação, inventário, museus e segurança.

Comentários

pub