Orçamento Municipal de Castro Marim atinge 15,3 milhões em 2012

O Plano Plurianual de Investimentos do Município de Castro Marim para 2012 tem um valor de perto de 28,5 milhões […]

O Plano Plurianual de Investimentos do Município de Castro Marim para 2012 tem um valor de perto de 28,5 milhões de euros, com o investimento a fixar-se nos 15,3 milhões, o que equivale a 54% do orçamento aprovado.

Estes números traduzem que a despesa corrente do município sofreu um corte, mas o presidente da Câmara José Estevens assegura que não está em perigo «a estratégia de crescimento e desenvolvimento sustentados delineada pelo executivo para o concelho na última década, e que se traduz na atenção colocada nas funções sociais de que são exemplo as acessibilidades, a habitação social, o saneamento básico, o ordenamento do território, o património e a cultura – a prová-lo estão os 10,2 milhões de euros aprovados em orçamento, representando 67% do investimento total».

O Orçamento e GOP de Castro Marim destina a maior fatia do investimento ao abastecimento de água e sanea¬mento básico, no montante de 5 milhões de euros.

Nesse âmbito, prevê-se a conclusão das redes de abastecimento de água e esgotos em nove localidades das freguesias de Azinhal e Odeleite, procurando agora a autarquia reunir os meios financeiros necessários para iniciar a 1ª fase do Subsistema Central, obra estruturante e co-financiada pelo POVT, com uma taxa de 80%, num investimento de 3,8 milhões de euros, e que irá garantir água e esgotos a 11 localidades do interior do concelho: Piçarral, Eira Grande, Sentinela, Murteira de Cima, Murteira de Baixo, Portela Alta de Cima, Portela Alta de Baixo, Quebradas, Corujos, Casa Branca e Choça Queimada.

Outra das obras prioritárias neste setor é a construção das redes de abastecimento de água e esgotos das localidades de Cabeço de Junqueira, Botelhas, Casinhas e Montes Castelhanos, orçada em 1,2 milhões de euros, dando assim resposta a uma necessidade há muito reclamada pelas populações locais.

Também no campo do saneamento básico, está prevista a construção da Estação e Conduta Elevatória da Bernarda.

O Orçamento contempla ainda 4,8 milhões de euros para área das comunicações. Depois da adjudicação definitiva, terá início no primeiro trimestre de 2012 a obra de conclusão da Estrada Municipal Altura-Furnazinhas, numa extensão de 34 quilómetros, com a construção do Troço Eira Verde-Monte Novo/Furnazinhas, que inclui a edificação de uma ponte sobre a ribeira de Odeleite, na povoação de Fortes, num custo total de 3,5 milhões de euros.

Ainda no capítulo das vias de comunicação, destaque para uma obra de grande relevo, que está a ser construída na malha urbana de expansão da vila: o reperfilamento da Avenida Poente de Castro Marim (EM125-6).

Por seu lado, a execução do Plano de Pormenor da Área de Negócios do Sotavento Algarvio (ANESA), bem como a Revisão do Plano Director Municipal e o Plano de Pormenor nº 1 de Altura recebem 2,3 milhões de euros, inscritos no setor do Ordenamento do Território.

No milhão de euros previsto para a Cultura, está prevista a conclusão da obra do Centro Interpretativo do Sal de Castro Marim e a recuperação e consolidação do troço da muralha do Forte de S. Sebastião de acesso ao Castelo.

No setor da Habitação Social, estão em curso as obras de conclusão dos últimos oito apartamentos no lote 6 da Urbaniza¬ção das Laranjeiras, em Altura.

Na área Social, o investimento dirige-se à manutenção do Cartão do Idoso para benefícios na obtenção de medicamentos, vão ser atribuídas bolsas de estudo aos alunos e apoios às IPSS do concelho, com a construção da Unidade de Cuidados do Azinhal, em fase de conclusão, a conclusão da obra do Lar e Centro de Dia de Altura e a construção do Centro Comunitário de Odeleite. Está ainda em curso o programa de recuperação de habitações degradadas.

No que diz respeito à Proteção Civil e ao combate a incêndios vai ser dada continuidade ao Protocolo de Colaboração com os Bombeiros Voluntários de VRSA, que serve o vizinho concelho de Castro Marim.

Conheça todos os orçamentos das Câmaras Municipais do Algarve e Baixo Alentejo e saiba como a sua autarquia vai gastar o dinheiro em 2012: http://www.sulinformacao.com/?p=9943

 

 

 

Comentários

pub