Nova EB 1,2,3 da Guia é uma escola amiga do ambiente (com fotos)

A Escola EB1,2,3 da Guia é uma escola «amiga do ambiente», já que, na construção do edifício escolar, foram aplicadas […]

A Escola EB1,2,3 da Guia é uma escola «amiga do ambiente», já que, na construção do edifício escolar, foram aplicadas tecnologias sustentáveis com recurso a energias renováveis. Uma forma de tornar a escola «amiga do ambiente», mas também de reduzir os custos com a energia necessária para o seu funcionamento.

Assim, parte do aquecimento do ar é obtido através dos painéis de aquecimento solar. O sistema insufla ar para os corredores e desumidifica-o, como explicou, durante a visita à escola, o engenheiro Valdemar.

Os mesmos painéis solares servem para aquecer a água utilizada na cozinha da escola e nos banhos do Pavilhão Desportivo, fazendo com que a escola seja autossuficiente nesse aspeto durante os meses de primavera e verão.

A EB 1,2,3 da Guia dispõe ainda de um sistema pioneiro, no concelho de Albufeira, de reutilização das águas saponárias (com sabão, provenientes da casa de banho e cozinha) e pluviais para fins não potáveis.

Depois de sujeita a um processo de filtração, decantação e oxigenação, numa mini estação de tratamento, essa água é utilizada para descargas nos autoclismos das casas de banho escolares.

O depósito de águas saponárias e das chuvas permite ainda que, em caso de toruta no abastecimento de água ao edifício, o sistema sanitário possa continuar a funcionar durante algum tempo.

Por outro lado, ao longo de toda a fachada do edifício escolar foram criadas palas de sombreamento, com a função de reduzir e controlar a incidência da radiação solar, embora sem diminuir a iluminação natural.

Também no Pavilhão Desportivo da escola, que fica aberto a toda a comunidade, foram tidos em conta alguns cuidados com o conforto térmico e acústico. As paredes são forradas com painéis acústicos, o que diminui o ruído no seu interior, mas também melhora o funcionamento térmico.

 

 

 

Comentários

pub