Neve e chuva nos Andes levam organização a cancelar 6ª etapa do Dakar 2012

A neve e a chuva na Cordilheira dos Andes levou a organização do Dakar 2012 a anular esta sexta-feira aquela […]

A neve e a chuva na Cordilheira dos Andes levou a organização do Dakar 2012 a anular esta sexta-feira aquela que seria a 6ª etapa do mais famoso rali todo-o-terreno, que ligaria Chilecito, na Argentina, a Copiapó, no Chile.

Segundo a organização, as autoridades do Chile (onde o rali hoje entraria) foram forçadas a fechar, durante a noite, a fronteira no Paso de San Francisco, situado a 4700 metros de altitude.

Pela sétima vez, os concorrentes do Dakar estavam prestes a cruzar os Andes mas a etapa teve de ser anulada.

«Devido às condições muito desfavoráveis e às quais se junta a degradação do piso devido à neve e chuva registadas nas últimas horas e de modo a garantir a segurança dos pilotos e dos acompanhantes do rali», os organizadores resolveram cancelar a etapa prevista para hoje e organizar um comboio para atravessar os Andes.

A passagem da fronteira entre a Argentina e o Chile deveria ser feita no Paso San Francisco, fechada ao público pelas autoridades devido ao mau tempo, mas que tinha sido especialmente aberta para a caravana do rali.

Mas o nevão acentuou-se, e a caravana está a dirigir-se para Norte, em direção ao lago salgado de  Maricunga e ao vulcâo de Dona Ines. Depois de passar as zonas mais difíceis da Cordilheira dos Andes, a caravana do rali irá depois virar para oeste, para chegar ao ponto onde deveria terminar a etapa, Copiapó, no Chile.

Comentários

pub