Já há 20 praias algarvias candidatas ao concurso «7 Maravilhas – Praias de Portugal»

Pelo menos vinte praias algarvias vão concorrer ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”, embora em alguns concelhos a […]

Pelo menos vinte praias algarvias vão concorrer ao concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal®”, embora em alguns concelhos a escolha dos melhores areais a candidatar ainda esteja a ser feita.

A Barrinha, no concelho de Faro, e ainda Garrão Poente, Quinta do Lago, Vale do Lobo, Vilamoura e Quarteira, em Loulé, a Praia da Rocha, a Praia do Alemão e a de Alvor, em Portimão, a Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, em Lagos, Arrifes, Barranco das Belharucas, Peneco e Salgados, em Albufeira, e a vizinha Praia Grande, em Silves, são até agora as zonas balneares que o Sul Informação sabe que vão ser candidatadas pelas respetivas Câmaras Municipais.

Este evento pretende promover a qualidade ambiental do país, nomeadamente dos recursos hídricos e a beleza da costa e dos rios e albufeiras, como fator decisivo na escolha de Portugal enquanto destino turístico.

Em Faro, a Câmara Municipal preferiu candidatar apenas uma praia, a da Barrinha, em plena Ria Formosa. Este areal, situado ao pé da Barrinha ou Barra de São Luís, foi candidatado na categoria de “praias selvagens”.

Em Loulé, a Câmara local apresentou já a candidatura de cinco praias.

Vilamoura e Quarteira são candidatas à categoria de “Praias Urbanas”, na qual se inscrevem todas as praias, sejam elas praias costeiras (oceânicas) ou interiores (praias de rio, praias de albufeira, lagos ou lagoas), que correspondem a uma frente e envolvente urbanas.

Na categoria de “Praias de Arribas”, Loulé candidatou a Praia de Vale do Lobo. Nesta classe englobam-se todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica.

Finalmente, Garrão Poente e Quinta do Lago vão integrar a categoria de “Praias de Dunas”, que considera todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, que são formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas.

Todas as candidaturas respeitam a praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

Em Albufeira, as praias dos Arrifes e do Barranco das Belharucas concorrem pela categoria de “Praias de Arribas”. A primeira encontra-se abrigada por arribas baixas, onde se podem observar alguns algares.

Já o Barranco apresenta um extenso areal com arriba contínua, alta e ravinada, transformando-se num dos locais ideais para os abelharucos, que dão o nome à praia, aí escavarem os seus ninhos durante época de reprodução.

Como “Praias Urbanas”, Albufeira apresenta a praia do Peneco, pela sua beleza natural e por possuir características incomuns, como a existência de um elevador direto para o areal.

A envolvência natural do cordão dunar que protege a Lagoa dos Salgados é a responsável pela candidatura da praia dos Salgados, na categoria de “Praias de Dunas”.

No concelho do lado, Silves, fonte da autarquia revelou ao Sul Informação que a escolhida é a Praia Grande.

Em Portimão, será apresentada a candidatura da Praia da Rocha, na categoria de Praias Urbanas, a Praia do Alemão, na de Praias de Falésias, e a de Alvor, nas Praias de Dunas.

Em Lagos, serão candidatadas seis praias do concelho: Meia Praia, Batata, D. Ana, Camilo, Porto de Mós e Luz, todas já distinguidas, em várias ocasiões, com galardões que atestam a qualidade das águas balneares do concelho, das infraestruturas de apoio e das ações de informação e sensibilização ambiental realizadas, nomeadamente a “Bandeira Azul”, “Bandeira Praia Acessível – Praia para Todos” ou “Praias com Qualidade de Ouro 2011”, estes dois últimos referentes a quatro destas praias.

As “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” é um evento que pretende divulgar o melhor que o país tem para oferecer, enfatizando a dimensão e a beleza das nossas praias, dos nossos rios e albufeiras, projetando um país voltado para o mar, atento às suas riquezas naturais, e desfrutando de uma das maiores riquezas do planeta.

As 7 Maravilhas a eleger deverão refletir todas as diferentes tipologias de praias apreciadas pelos portugueses, devendo ainda estar associadas às regiões que representam, constituindo-se no futuro como um roteiro imperdível.

A eleição das “7 Maravilhas – Praias de Portugal ®” é um projeto de caráter privado, de manifesto interesse público, organizado pela sociedade denominada EIPWU, Lda., entidade licenciada oficialmente pela sociedade New Seven Wonders Portugal, S.A. empresa – detentora dos correspondentes direitos.

Este projeto conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, da Marinha Portuguesa e com o apoio da RTP – Rádio e Televisão de Portugal, como televisão oficial.

As Maravilhas candidatas a “7 Maravilhas – Praias de Portugal®” são organizadas em sete categorias e as sete vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos, uma por categoria, não podendo ser eleitas mais do que duas maravilhas por região.

O anúncio público dos vencedores ocorrerá a 8 de setembro, numa cerimónia transmitida em direto pela RTP1.

Algumas das Praias candidatas

Praia da Barrinha

A Barrinha insere-se no Parque Natural da Ria Formosa. A praia situa-se na extremidade nascente da península do Ancão que delimita a Ria Formosa a Poente.

É uma zona muito tranquila e normalmente deserta que pode ser acedida a pé a partir da praia de Faro, através de um longo passadiço de madeira, ou de barco. Ao longo deste sistema a configuração das linhas de costa e de ria mudam constantemente pela ação do vento e da ondulação.

Este é um local privilegiado onde se observa a flora do sistema dunar bem como as inúmeras aves que procuram refúgio e alimento nestas paragens.

Devido às condições naturais e à barra existente a prática de atividades como o mariscar, a pesca, o birdwatching, as caminhadas, a vela, a canoagem, o windsurf, o surf, o kitesurf, o bodyboard e o paddleboard, é uma constante todo o ano.

Praia de Vilamoura

Localizada entre a Marina de Vilamoura e o Porto de Pesca de Quarteira, esta praia está inserida num dos maiores empreendimentos turísticos e imobiliários da Europa e associada a uma frente urbano-turística de excelência.

É caracterizada por um extenso areal com amplos espaços para a prática balnear e pela distinção dos seus equipamentos e serviços, com bares e esplanadas, restaurantes, sanitários e balneários, estacionamento ordenado e vigilância, assim como condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos, com rampas e acessos de nível.

Vilamoura é um grande complexo de lazer que assenta na elevada qualidade das unidades hoteleiras e dos campos de golfe, no casino e na marina de recreio, estruturas que favorecem e promovem inúmeras atividades recreativas, desportivas e culturais.

Vilamoura prima ainda pelas qualidades ambientais, apresentando uma extensa rede de ciclovias que serpenteiam por vastos espaços ajardinados e pela envolvência de uma zona húmida, cujos densos caniçais abrigam uma grande variedade de fauna.

Praia de Quarteira
Envolvida pela cidade de Quarteira e recortada por esporões de defesa costeira, é uma praia urbana com um uso intensivo, sendo uma referência nacional e uma das mais conhecidas e procuradas.

Com acessibilidade e mobilidade para todos, apresenta amplos espaços ordenados e adequados à grande multiplicidade de usos distintos e uma vasta oferta turística e de lazer, sustentada por unidades hoteleiras de qualidade e espaços abertos apelativos.

A extensa Avenida marginal de uso pedonal convida a longos passeios e a momentos de descontração e diferencia a zona balnear das áreas residenciais e de comércio onde proliferam restaurantes, bares e esplanadas.

Praia de Vale do Lobo

Internacionalmente conhecida, é envolvida pelo complexo turístico de alta qualidade de Vale do Lobo, o que se reflete diretamente na distinção do seu uso balnear.

Tem como característica principal as arribas ocres e rubras, macias e vulneráveis ao contacto das águas, que lhe conferem uma beleza acrescida.

O turista tem ao dispor uma vasta oferta de serviços e facilidades como, restaurantes, bares, esplanadas, instalações sanitárias e estacionamento ordenado na periferia, bem como acesso a desportos náuticos motorizados.

Em Vale do Lobo realizam-se periodicamente muitos eventos musicais e de arte, sendo a prática desportiva encabeçada pelo golfe e ténis. Em alternativa, é possível efetuar agradáveis passeios e caminhadas por entre pinhais e espaços ajardinados bem cuidados.

Praia de Garrão Poente

Esta praia situa-se junto ao empreendimento turístico Dunas Douradas e apresenta um extenso cordão dunar em recuperação, coberto por vegetação típica.

Tem estacionamento ordenado e uma rede de passadiços em madeira que protege a duna e assegura a acessibilidade e mobilidade para todos ao areal e ao apoio de praia com serviço de bar/restaurante, instalações sanitárias, entre outros.

A praia é relativamente isolada e apresenta grandes extensões de areal a Nascente e Poente, zonas propícias a uma maior privacidade e descrição.

Na sua envolvência encontra-se a lagoa das Dunas Douradas, zona húmida de água doce de grande interesse, sobretudo para aves e pequenos invertebrados.

Praia da Quinta do Lago

Situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, numa zona de grande equilíbrio ecológico e sensibilidade paisagística, a praia da Quinta do Lago está associada a uma estância turística de alta qualidade, com excelentes infraestruturas para a prática de golfe e ténis e uma vasta oferta a nível de desportos náuticos.

O acesso à praia é feito através duma ponte em madeira (uma das mais extensas da Europa, com 300m), que se eleva sobre os esteiros da ria e nos conduz diretamente ao areal e ao apoio de praia com restaurante e bar.

As dunas estão bem conservadas e mostram uma flora rica e aromática muito diversificada. Esta zona de grande biodiversidade e variedade de habitats é um local privilegiado para a observação de avifauna.

Arrifes

Praia que se encontra abrigada por arribas baixas, onde se podem observar alguns algares. Candidata na categoria de “Praias de Arribas”.

 

 

 

 

 

 

 

Barranco

Extenso areal com arriba contínua, alta e ravinada, transformando-se num dos locais ideais para os abelharucos, que dão o nome à praia, aí escavarem os seus ninhos durante época de reprodução. Candidata na categoria de “Praias de Arribas”.

 

 

 

 

 

 

Peneco

Praia de grande beleza natural, possui características incomuns, como a existência de um elevador direto para o areal. Candidata na categoria de “Praias Urbanas”.

 

 

 

 

 

 

 

Salgados

A envolvência natural do cordão dunar que protege a Lagoa dos Salgados é a responsável pela candidatura da praia dos Salgados, na categoria de “Praias de Dunas”.

Praia Grande

Praia que tem características únicas, em termos dunares e de flora, bem como pela proximidade da Lagoa dos Salgados.

 

Atualizado às 15h09, acrescentando as praias candidatas nos concelhos de Lagos, Albufeira, Silves e Portimão.

 

 

Comentários

pub