Guilherme Portada deixou recado a Macário Correia na hora da despedida

O ex-presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve Guilherme Portada dirigiu, na quarta-feira à noite, palavras bem duras ao […]

O ex-presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve Guilherme Portada dirigiu, na quarta-feira à noite, palavras bem duras ao executivo camarário de Faro, acusando-o de ter «empurrado os estudantes para fora da cidade» na Semana Académica e dificultado a vida à associação que a organiza.

No dia em que passou o testemunho a Pedro Barros, Guilherme Portada insinuou que a alegada má vontade da autarquia se deveu a uma questão pessoal, ou seja, ao facto de ser ele o presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg.) É que Guilherme Portada é filho de José Apolinário, adversário de Macário Correia nas últimas Eleições Autárquicas.

«Apelo ao Engenheiro Macário Correia para que, agora que eu saí da direção da AAUAlg, deixe a Semana Académica voltar à cidade», disse o ex-presidente da associação no seu discurso de despedida.

Antes, Guilherme Portada já havia lamentado «as questões administrativas» que condicionaram a primeira Receção ao Caloiro que organizou e o facto de «os estudantes terem sido empurrados para fora da cidade na última Semana Académica».

«Por causa disso, houve estudantes que tiveram de sacrificar semanas e semanas das suas vidas», para que fosse possível realizar o evento, assegurou.

«As festas dos universitários devem ser aceites e não reprimidas, como aconteceu nos últimos tempos», disse ainda Guilherme Portada, que vê nos eventos promovidos pela AAUAlg «momentos fundamentais de descompressão».

Já Macário Correia, que discursou antes do presidente cessante da Associação Académica, teve um discurso bem mais cordial, muito marcado pelo humor.

O presidente da Câmara de Faro aludiu à relação entre os estudantes e a cidade que, considerou, «é de carinho, respeito e de pontual crispação».

«Há momentos em que cidadãos farenses, porventura injustamente, associam as festas dos universitários a barulho e ao consumo excessivo de bebidas hidratantes. Vamos tentar resolver esta questão em conjunto com a associação académica», disse Macário Correia.

O autarca também mostrou disponibilidade para trabalhar em conjunto com a Universidade do Algarve e os representantes dos seus alunos para melhorar as condições para a prática de desporto universitário na cidade, admitindo que urge resolver a falta de espaços desportivos que permitam acolher os universitários.

Uma questão que a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto também poderá ajudar a resolver e que o adjunto do Secretário de Estado, presente na sessão, se disponibilizou a transmitir à tutela.

«Tomei em muito boa nota os problemas em relação à prática de desporto na UAlg. Essa é uma das nossas prioridades», garantiu André Pardal.

Comentários

pub