Grande Prémio dos Reis dominado por estrangeiros mas teve Ana Cabecinha e Jorge Varela no pódio

O Grande Prémio dos Reis voltou este sábado a Faro. A 42ª edição da já histórica prova do atletismo nacional […]


O Grande Prémio dos Reis voltou este sábado a Faro. A 42ª edição da já histórica prova do atletismo nacional juntou mais de 700 atletas em todas as competições, mas as melhores equipas portuguesas acabaram por voltar a não marcar presença, deixando os principais destaques a cargo de corredores estrangeiros: o finlandês Jussi Utriainen dominou completamente na prova masculina, enquanto a russa Marina Kovaleva fez o mesmo na prova feminina.

Nos seniores masculinos, Jussi Utriainen conseguiu um tempo de 18m46 e foi muito consistente ao longo dos 6.300 metros de prova, nunca largando a liderança, com o segundo lugar a ir para o letão Valeris Zolnerovic, com mais oito segundos.

A fechar o pódio, ficou um português (e algarvio): Jorge Varela, do Clube Areias de São João, que alcançou um tempo de 19m27.

Na prova feminina, destaque para a ausência da algarvia Ana Dias, vencedora das últimas cinco edições da prova. Assim, a russa Marina Kovaleva destacou-se desde a partida, impondo um ritmo muito forte e vencendo sem contestação com uma marca de 21m15.

Em segundo lugar, ficou a finlandesa Johanna Letinen, que conseguiu 21m28. O último lugar do pódio iria também para uma algarvia – Ana Cabecinha – mas não sem antes haver alguma confusão pelo meio: na reta final, uma atleta sprintou para a meta cruzando-a antes da atleta algarvia, mas ainda com uma volta a menos, o que à partida não foi claro para os juízes, mas foi para a atleta algarvia, que reclamou desde logo o terceiro lugar para si.

Ao Sul Informação, a marchadora algarvia explicou uma situação… estranha: “Foi um final muito confuso, a rapariga começou a sprintar e eu fiquei sem saber o que pensar, porque ela tinha uma volta a menos, mas o terceiro lugar é [foi] mesmo meu…”, explicou a atleta, satisfeita por conseguir o pódio numa modalidade a que não está habituada.

“Esta não é a minha especialidade, mas gosto muito de correr, gosto muito desta prova, e serve também como preparação para a marcha e para esta época, cujo objetivo, em ano olímpico, não podia deixar de passar por aí”, disse Ana Cabecinha, do Clube Oriental de Pechão.

O atleta algarvio Jorge Varela também conseguiu ser o melhor português e um lugar no pódio e garantiu que “esta é uma prova difícil, onde se compete com atletas que estão mais bem preparados e noutra fase da época, mas acabou por correr bem”, disse. “Correu bem, não estava à espera de conseguir um lugar nos três primeiros”, referiu o atleta do Areias de São João.

 

Comentários

pub