Faleceu o Padre Júlio Tropa

Faleceu na madrugada de hoje (por volta da 1h00) no Hospital de Faro, vítima de doença prolongada, o padre Júlio […]

Faleceu na madrugada de hoje (por volta da 1h00) no Hospital de Faro, vítima de doença prolongada, o padre Júlio Tropa Mendes, sacerdote da Diocese do Algarve, noticia o jornal Folha de Domingo.

O presbítero, de 77 anos, era natural do concelho de Mação, no distrito de Santarém, e era pároco de Santa Bárbara de Nexe, cargo que exercia há 43 anos, desde 1969.

Ordenado na Sé de Faro a 15 de julho de 1962, pelo bispo D. Francisco Rendeiro, o padre Júlio Tropa Mendes foi ainda pároco de Estoi durante 38 anos (desde 1973 até ao dia 25 de setembro do ano passado), de Bensafrim e da Luz de Lagos durante cinco anos (de 1964 a 1969) e cooperador do pároco de Santa Maria de Lagos durante dois anos (de 1962 a 1964).

Licenciado em História pela Universidade Clássica de Lisboa, exerceu durante décadas o magistério oficial nas Escolas Secundárias de Lagos e de Loulé e foi fundador e diretor do mensário «Encontro», órgão das paróquias de Santa Bárbara de Nexe e de Estoi, que se publica há mais de 35 anos.

O jornal Folha de Domingo sublinha que «o exercício do ministério do sacerdote fica indubitavelmente marcado pela obra edificada no âmbito da pastoral sóciocaritativa, de que são testemunhos a construção do Centro Cultural e Social da paróquia de Santa Bárbara de Nexe que também inclui um lar de idosos e a Creche “A Joaninha” e do Centro Comunitário da paróquia de Estoi, que integra o Lar “Padre Júlio Tropa” e a Creche “O Caracol”».

O sacerdote era ainda responsável pelo Setor das Migrações e Comunidades Étnicas da Diocese do Algarve, missão que desempenhava desde 26 de outubro de 1973, a pedido do bispo D. Florentino de Andrade e Silva, ultimamente exercida em conjunto com o padre Jorge Carvalho.

O padre Júlio Tropa Mendes foi ainda assistente do Departamento da Pastoral das Comunicações Sociais, a pedido de D. Manuel Madureira Dias.

O corpo do sacerdote estará ainda hoje, por volta das 17h30, em câmara ardente na igreja de Santa Bárbara de Nexe e o seu funeral será presidido pelo bispo do Algarve na próxima sexta-feira (27 de janeiro), pelas 15h00, na mesma igreja. O padre Júlio Tropa Mendes será sepultado no cemitério de Santa Bárbara de Nexe.

 

Atualizado às 12h40, acrescentando hora e local do funeral.

 

Comentários

pub