Executivo da Câmara de Beja apresenta proposta de alteração das GOP aos partidos da AM

O executivo Socialista na Câmara de Beja apresentou esta segunda-feira, aos partidos com assento na Assembleia Municipal, uma proposta de […]

O executivo Socialista na Câmara de Beja apresentou esta segunda-feira, aos partidos com assento na Assembleia Municipal, uma proposta de alteração às Grandes Opções do Plano para o ano de 2012, documento que foi reprovado na última reunião da Assembleia Municipal.

Jorge Pulido Valente afirma que o executivo camarário tentou “ir ao encontro das objeções” colocadas pelas diferentes forças políticas. O presidente da Câmara de Beja explica que foram apresentadas mudanças relativamente às verbas a atribuir às juntas de freguesia, que já não vão sofrer um corte de 5%, relativamente ao corte das transferências do Orçamento de Estado.

A Câmara vai aplicar “estritamente” o que dizem os protocolos e cingir-se os Censos de 2011. De acordo com esta informação, as freguesias rurais vão receber uma verba mais pequena do que as freguesias urbanas, uma vez que viram as suas populações diminuir de 2001 para 2011.

Quanto à Assembleia Municipal, Jorge Pulido Valente refere que a “verba que está na dotação deste órgão é livre dos valores necessários para pagar as senhas de presença de 2011”.

Também o “Orçamento Participativo” foi tido em consideração e o executivo Socialista “individualizou-o” e criou uma “nova rubrica com um valor financeiro associado de mil euros”, acrescenta o presidente da Câmara de Beja.

Para o autarca, “se imperar o sentido de responsabilidade e a boa-fé, haverá um entendimento” face a estas novas propostas.

A CDU, em maioria na Assembleia Municipal de Beja, depois da proposta “verbal” do presidente da Câmara, vai aguardar que lhe seja transmitida uma versão em formato digital ou papel para tomar uma decisão.

Rodeia Machado, líder da bancada da CDU na Assembleia, diz que a proposta vai ser analisada e discutida “por todos” os eleitos, para depois poder ser tomada uma decisão . O mesmo responsável explica ainda que existe “alguma abertura” do executivo relativamente às propostas da CDU.

José Pedro Oliveira, eleito do Bloco de Esquerda (BE) na Assembleia Municipal, considera que “houve uma tentativa de aproximação” da equipa de Pulido Valente às propostas da oposição. “A ser verdadeira esta vontade e a ser concretizada no documento, provavelmente, estamos no bom cominho”, acrescenta o mesmo responsável.

A CDU e o Bloco de Esquerda foram as duas forças políticas que votaram contra o Orçamento e Grandes Opções do Plano da Câmara de Beja para 2012. O documento contou, nessa votação, com os votos a favor do PS, exceto de um eleito que se absteve, e com a abstenção do PSD.

Saiba mais sobre o Orçamento e GOP de Beja

Conheça a forma como a sua Câmara, do Algarve e Baixo Alentejo, vai gastar o dinheiro em 2012

 

 

 

Comentários

pub