Escultor checo mostra presépios em areia na galeria de Monchique

O escultor checo Radovan Zivný publicou o livro “Praesaepium” e expõe agora na Galeria de Santo António, em Monchique, até […]

O escultor checo Radovan Zivný publicou o livro “Praesaepium” e expõe agora na Galeria de Santo António, em Monchique, até dia 8 de janeiro.

O livro do também designer gráfico e professor de arte foi lançado no passado dia 18 de dezembro, retratando a sua obra enquanto artista, especialmente como escultor em areia.

Radovan Zivný começou a esculpir areia nas praias de Espanha em 1998. Alguns anos depois, recebeu convites para participar em festivais e concursos internacionais (2002). Desde então é reconhecido como um dos melhores artistas no mundo em esculturas de areia e participa nos mais prestigiados festivais, sendo o autor do projeto «Confronto», e desde 2010 é o diretor artístico do Golden Sand Festival, em Brno, na República Checa.

Além da areia, Radovan também trabalha com materiais mais tradicionais, tais como pedra, cimento e ferro. Desde 2004 vive e trabalha a maior parte do tempo em Portugal.

«Esta nova publicação mostra uma parte das minhas esculturas em areia realizadas entre 2006 e 2010. Todos os anos, em época Natalícia, fui convidado a participar na criação de presépios em areia, retratando momentos do Novo Testamento que descreve o nascimento de Jesus Cristo. Sejamos, mais uma vez, as testemunhas da velha história que no início era (neste caso) areia», escreve Radovan Zivný.

A exposição do trabalho deste autor pode ser vista na Galeria de Santo António, em Monchique, todos os dias, das 10 às 13h00 e das 14 às 18h00.

 

Comentários

pub