Dakar 2012: Pódio para Helder Rodrigues, Carlos Sousa e Leal dos Santos no top 10 (com fotos)

O 3º lugar do pódio de Helder Rodrigues e dois top10 nos carros, por Carlos Sousa (7º) e Ricardo Leal […]

Helder Rodrigues no pódio em Lima

O 3º lugar do pódio de Helder Rodrigues e dois top10 nos carros, por Carlos Sousa (7º) e Ricardo Leal dos Santos (8º): este é o saldo final da participação portuguesa no rali todo-o-terreno Dakar 2012.

A 14ª e última etapa, que ligou Pisco a Lima, com uma curta especial de 29 quilómetros, serviu para consagrar Stéphane Peterhansel (Mini) como o vencedor nos carros e Cyril Déspres (KTM) nas motas.

Mas hoje houve outras boas razões para celebrar: Ricardo Leal dos Santos (Mini)despediu-se do Dakar 2012 com um 2º lugar na etapa, a apenas 21 segundos do vencedor do dia, que foi o norte-americano Robby Gordon (Hummer).

“Estamos a andar muito bem. A nossa adaptação ao Mini All4 Racing foi-se consolidando durante o rali e hoje, que partimos mais aliviados de peso, conseguimos, finalmente, ter uma palavra a dizer, em termos de classificação. Este foi até à data o nosso melhor resultado de sempre numa etapa. Fomos os melhores da armada Mini e só o Hummer que, de acordo com os comissários técnicos não está regulamentar, ficou à nossa frente!», comentou Leal dos Santos no final da última etapa.

Helder Rodrigues com o troféu do Dakar 2012

Carlos Sousa, da equipa Great Wall, foi 5º na etapa, e terminou o Dakar no 7º lugar.

Nas motas, Helder Rodrigues (Yamaha), com o 8º lugar na etapa, confirmou a 3ª posição e o pódio. O motard conseguiu ser, pelo segundo ano consecutivo, o melhor português no Dakar.

Em declarações à TSF a partir de Lima este domingo, Hélder Rodrigues disse que «finalizar o Dakar foi um sonho, por isso o pódio é uma coisa inimaginável».

«Lutei bastante para isso (…) é uma grande vitória», disse, garantindo: «Gostaria de fazer melhor e vou fazer».

O algarvio Ruben Faria (KTM), que este ano não teve grandes hipóteses de brilhar porque levou muito a sério a sua posição de “aguadeiro” de Cyril Despres, para cuja vitória final muito contribuiu, terminou o Dakara 2012 na 12ª posição final.

Paulo Gonçalves, que este domingo foi 25º, e Pedro Bianchi Prata, hoje 31º, ambos em Husqvarna, concluíram a aventura no 26º e no 42º posto da classificação final, respetivamente.

A última etapa foi ganha pelo norueguês Pal Anders Ullvalseter, Marc Coma foi 2º e Despres 10º.

Cyril Despres foi o vencedor em motos

Para o motard francês Cyril Despres (KTM) esta foi a sua 4ª vitória no Dakar, enquanto o seu compatriota Stéphane Peterhansel (Mini) festejou pela 10ª vez o triunfo final, pela 4ª vez nos automóveis.

Despres e Peterhansel sucedem no historial da prova ao espanhol Marc Coma e a Nasser Al-Attiyah, do Qatar, que venceram em 2011.

 

 

 

 

Ruben Faria ao lado dos campeões Cyril Despres e Stephane Peterhansel
O vencedores das motos: Cyril (1º), Coma (2º) e Rodrigues (3º)

Comentários

pub