Dakar 2012: Hélder Rodrigues venceu etapa, Gonçalves e Faria no top 10

Hélder Rodrigues venceu este sábado a 13ª e penúltima etapa do Rally Dakar, que ligou Nazca e Pisco, no Peru, […]

Hélder Rodrigues venceu este sábado a 13ª e penúltima etapa do Rally Dakar, que ligou Nazca e Pisco, no Peru, num dia que valeu mais pela honra e prestígio e em que o francês Cyril Despres (KTM), 2º classificado a apenas 47 segundos do português, foi quem teve mais motivos para festejar, nas motos.

A etapa de hoje voltou a ser boa para os pilotos lusos, que mais uma vez conseguiram três posições no top 10.

Paulo Gonçalves (Husqvarna) conseguiu a 5ª posição e Ruben Faria (KTM) foi 9º. O motard algarvio manteve assim o 12º lugar na geral. Paulo Gonçalves, que foi penalizado em 6 horas há dois dias, segue em 26º.

Com a vitória de hoje, a primeira numa etapa na edição de 2012 do Dakar, Hélder Rodrigues (Yamaha) também conseguiu aumentar a diferença de pontos para o 4º classificado, mas apenas em três minutos, já que o seu mais direto perseguidor Jordi Viladoms (KTM) foi o 3º na etapa de hoje.

Marc Coma (KTM), que partiu hoje para mais um dia de prova em 1º lugar na geral, não conseguiu melhor que a 18ª posição, que lhe custou a liderança a  apenas um dia do final do Dakar. No último dia, parte com 11min3seg de atraso em relação a Cyril Despres, que está na frente, e a 1h00m24s de Hélder Rodrigues, na 3ª posição.

“Hoje foi um dia bom para a equipa. Eu fui tranquilamente, apesar de ser uma excelente etapa para atacar, mas o meu objetivo é outro e tudo está muito bem encaminhado”, comentou Ruben Faria, que é o “aguadeiro” de Despres.

Se tudo correr bem a Cyril Despres na última e curta etapa a disputar este domingo, entre Pisco e Lima, a vitória em motos neste Dakar 2012 já não lhe deve fugir.

 

Comentários

pub