Conselho Municipal de Juventude de Lagos debate “Juventude do Algarve…Que Futuro?”

O Conselho Municipal de Juventude de Lagos vai promover, no próximo dia 23 de janeiro, um debate subordinado ao tema […]

O Conselho Municipal de Juventude de Lagos vai promover, no próximo dia 23 de janeiro, um debate subordinado ao tema “Juventude do Algarve…Que Futuro?”

Esta iniciativa, que irá decorrer no auditório do Centro Cultural de Lagos a partir das 15h00, vai poder contar com a presença dos representantes das cinco forças políticas com deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Faro, designadamente Paulo Sá (PCP), Artur Rêgo (CDS-PP), Cecília Honório (BE), Cristovão Norte (PSD) e Miguel Freitas (PS).

Estará também presente o presidente da Câmara Júlio Barroso, na qualidade de presidente do Conselho Municipal de Juventude.

De acordo com a organização, pretende-se que este debate seja um espaço de discussão das políticas de juventude, ensino, habitação, empregabilidade, empreendedorismo jovem, voluntariado e participação cívica.

O debate é aberto à população em geral, ainda que os destinatários preferenciais sejam os jovens de toda a região algarvia. Esta iniciativa é organizada pelo Conselho Municipal de Juventude de Lagos e conta com o apoio da autarquia.

O que é o Conselho Municipal de Juventude de Lagos

De acordo com Decreto-Lei nº 8/2009, de 18 de fevereiro, que cria o regime jurídico do Conselhos Municipais da Juventude, foi aprovado em Assembleia Municipal o Regulamento do Conselho Municipal de Juventude de Lagos, que se pretende que seja um órgão que represente os jovens do Concelho e que dele surjam propostas que ajudem a dar resposta a variadas questões, bem como criar condições para que estes possam intervir e dar o seu contributo para o desenvolvimento do concelho, participando ativamente na resolução dos seus próprios problemas, dando resposta às suas legítimas aspirações.

O Conselho Municipal de Juventude de Lagos é um instrumento importante para fomentar o exercício da cidadania e a participação dos jovens na vida do concelho, servindo como um incentivo para melhorar a própria gestão do município.

O Conselho é presidido pelo presidente da Câmara Municipal Júlio Barroso, dele fazendo igualmente parte o vereador com o pelouro da Juventude, Jorge Serpa.

Comentários

pub