Colégio Internacional de Vilamoura desenvolve projeto inovador no Jardim de Infância

O Jardim de Infância do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) funciona desde o início do ano letivo de acordo com […]

O Jardim de Infância do Colégio Internacional de Vilamoura (CIV) funciona desde o início do ano letivo de acordo com um modelo educativo no qual a investigação é o motor para o desenvolvimento de competências sociais e afetivas.

Num espaço físico moldado em função dos pressupostos educativos desta escola internacional, os alunos experimentam diariamente os laboratórios das expressões plástica e musical, das ciências e matemática, das letras e da filosofia, numa dinâmica promotora da criatividade e da autonomia.

Neste novo espaço marcado pela ausência de portas, abre-se uma nova linguagem. A capacidade de “ver para lá da parede”, a linearidade e a continuidade, em contexto bilingue, concretizam um currículo interdisciplinar, a partir do desenvolvimento de pedagogias associadas à resolução de problemas e consubstanciadas pela formação humanista dos alunos.

A conjugação dos espaços, pensados em torno do desenvolvimento de competências cognitivas e do desenvolvimento da linguagem, do currículos e das opções pedagógicas, propiciam experiências educativas e processos de aprendizagem inovadores.

O conhecimento constrói-se diariamente no cruzamento com o outro, com a experimentação, com a dúvida e com a descoberta. Este ano a Arte será o fio condutor de todo o processo: trazer à escola pintores, escritores e músicos enriquecerá uma metodologia que privilegia experiência e contacto com a qualidade.

Comentários

pub