Ciclo de Convenções Autárquicas do PS Algarve começa dia 21 em Albufeira, Lagoa e São Brás de Alportel

O PS Algarve vai promover convenções autárquicas, nas várias concelhias socialistas da região, a partir do próximo dia 21 de […]

O PS Algarve vai promover convenções autárquicas, nas várias concelhias socialistas da região, a partir do próximo dia 21 de janeiro e até 11 de fevereiro. As primeiras três estão já marcadas para o próximo sábado, dia 21, em Albufeira, Lagoa e São Brás de Alportel.

Este ciclo de convenções constitui uma das ações planificadas na “Estratégia: autárquicas”, o plano de ação traçado pelo Grupo de Coordenação Autárquica da Federação do PS Algarve, liderado por António Eusébio, para preparar o novo ciclo eleitoral autárquico.

Dar voz aos autarcas e às comunidades locais, trazendo a debate as questões mais prementes da atualidade e os grandes desafios que se colocam no presente e no futuro às autarquias, é o grande objetivo deste ciclo de convenções, que se pretendem verdadeiras jornadas de reflexão, abertas a todos.

Os resultados obtidos neste ciclo de convenções locais serão posteriormente apresentados numa Convenção Regional Autárquica, que a Federação do PS Algarve promoverá no final do mês de fevereiro.

No próximo sábado, avançam assim as três primeiras convenções em Albufeira, Lagoa e São Brás de Alportel.

> Em Albufeira, no Hotel Montechoro, a partir das 09h00 e ao longo do dia, a convenção autárquica abordará 3 grandes temas que constituirão os três painéis de intervenções: Economia e Território, as Pessoas e o Social e Reforma da Administração Local: Lei eleitoral Autárquica, reorganização do mapa autárquico, gestão municipal, finanças locais.

Os trabalhos decorrerão ao longo de todo o dia de sábado, sendo que no período da manhã temas como turismo, ordenamento do território, gestão autárquica, saúde, educação, apoio social, cultura, serão objeto de comunicações de Mário Candeias, Porfírio Maia, Carlos Vargas, Vera Neves, Nuno Alves, Luís Vicente.

A reforma da administração local, cujo painel decorrerá durante a tarde, merecerá um especial destaque, contando com intervenções de Fernando Anastácio, Joaquim Raposo (presidente da Câmara Municipal da Amadora) e Eduardo Cabrita (deputado e ex-secretário de estado da administração local).

A sessão de encerramento onde haverá lugar à apresentação e aprovação das conclusões dos trabalhos, contará com a presença de Miguel Freitas (presidente do PS Algarve).

> Em São Brás de Alportel, a partir das 14h30, e ao longo de toda a tarde, no auditório da Escola Secundária José Belchior Viegas, a convenção terá por tema “Os desafios da gestão autárquica em tempos de crise”, integrando dois diferentes painéis: as “novas” resposta sociais e as políticas de incentivo à economia local.

> A terceira convenção do dia decorre em Lagoa, a partir das 14h30, e durante a tarde, no auditório do Convento de São José, em torno do tema “o papel das autarquias no contexto atual”.

Comentários

pub