Ciclismo em Tavira passa a chamar-se «Carmin Prio» e apresenta três reforços

O novo nome da equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira será Carmim Prio Tavira, confirmando-se assim a importância […]

O novo nome da equipa profissional do Clube de Ciclismo de Tavira será Carmim Prio Tavira, confirmando-se assim a importância atribuída ao novo patrocinador, uma conhecida marca alentejana de vinhos e azeites.

Mas o regresso do David Blanco, amplamente ventilado nas últimas semanas, não vai acontecer.

Luís Constantino, o presidente do CCT, aproveitou a conferência de imprensa desta quinta-feira, para afirmar publicamente que é sempre a direção do Clube, com o apoio do diretor desportivo Vidal Fitas, quem decide a equipa. “não é a comunicação social! Somos nós, e procuramos tomar as decisões com os pés na terra, com as condições financeiras adequadas, e não em sonhos…”

A ligação da marca de Reguengos de Monsaraz (que apoia já o SC Olhanense) ao CCT foi apresentada como uma parceria inovadora e algo ‘sui generis’, de repartição de lucros e não apenas um sumário patrocínio.

Ambos os intervenientes repetiram, mesmo assim, as mútuas expetativas nos benefícios comuns, e a equipa profissional do CCT terá, para isso, uma palavra a dizer no aumento de vendas dos produtos da marca alentejana.

O aperto de mão que formalizou publicamente o acordo entre a Carmim, representada por José Canita, diretor-geral, e o Clube de Ciclismo de Tavira, representado pelo seu presidente, Luís Constantino

Em particular dos vinhos «Monsaraz Millenium», associados ao projeto de responsabilidade social e humanista «Vamos ajudar pessoas!», e igualmente do azeite «Monsaraz», que está a lançar um projeto de responsabilidade desportiva, com parcerias e um espaço próprio para o ciclismo algarvio.

Assim, 10% das receitas das vendas do vinho «Monsaraz Millenium» e do azeite «Monsaraz» serão, em síntese, o apoio da Carmim ao CCT, sempre que o Clube esteja envolvido no esforço de comercialização.

Assim sendo, frisou José Canita, diretor geral da Carmim, “neste momento, nós não investimos nada na Carmim Prio Tavira. Arranjámos um parceiro para o nosso projeto e a partir de agora vamos trabalhar em conjunto. E assim, entre as pessoas que queremos e vamos ajudar, passam a estar estes jovens que querem ter sucesso e vencer no desporto”.

E concluiu afirmando: “com esta parceria, a Carmim Prio Tavira pode ganhar muito dinheiro, e o limite é o céu, ou pode não ganhar. Mas ambos (eu e o Luís Constantino), temos a certeza de que vai ganhar.”

O presidente da Câmara de Tavira esteve presente e uma vez mais expressou o seu forte empenhamento no futuro do CCT

Jorge Botelho, presidente da Câmara Municipal de Tavira, com um sorriso, não deixou de cumprimentar José Canita, elogiando abertamente o seu “jeito para o negócio!”.

Reforços e ciclistas “da terra”

Na conferência de imprensa, foram também tornados públicos os três reforços da equipa, para a época que se aproxima: o regresso do galego Alejandro Marque (de 30 anos de idade), que entre 2008 e 2010 integrou a equipa algarvia, em 2011 alinhou pela Onda Boavista e volta novamente para Tavira.

Passam também a integrar a equipa dois jovens profissionais: o algarvio Amaro Antunes, apontado como uma das promessas do ciclismo nacional, e Valter Pereira, formado nas escolas do CCT.

Este último representou na época passada a equipa louletana, por empréstimo, e terá agora uma oportunidade para alinhar na equipa profissional da Carmim Prio Tavira.

Luís Constantino, ao apresentar estes dois novos jovens ciclistas, não deixou de reforçar o orgulho do CCT em continuar a ser uma equipa “da terra”, com ciclistas “da terra”.

Benjamim Carvalho, médico do Clube, assistiu atentamente a toda a conferência de imprensa

Esse orgulho, aliás, é também sinónimo de esperança. O presidente do CCT deixou claro que o ‘dossier’ David Blanco está praticamente encerrado, mas não se retraiu de afirmar: “Eu acredito que vamos continuar a vencer. Temos connosco o Ricardo Mestre e temos toda a confiança nele!”

O patrocínio do Turismo do Algarve voltou a ser tema de conversa, depois do “diz que dá e afinal não dá” de 2011.

Luís Constantino e também o presidente da Câmara de Tavira lamentaram as expetativas criadas e depois frustradas, evidenciando persistir total abertura para que a equipa profissional do CCT venha a envergar a logotipo do Algarve, enquanto região de elevado valor turístico.

Jorge Botelho deixou igualmente claro que a autarquia vai continuar a apoiar, embora com um orçamento um pouco mais reduzido, dadas as atuais circunstâncias, e que o envolvimento institucional é máximo, já que está convicto da importância do CCT para a divulgação do nome do concelho.

O presidente do CCT terminou a conferência de imprensa divulgando que o orçamento da equipa profissional, em 2012, será apenas da ordem dos 350.000 euros, cerca de metade dos valores atingidos em épocas passadas.

 

Os reforços:

Amaro Antunes

Alejandro Marque volta agora a integrar a formação tavirense depois de em 2008, 2009 e 2010 já ter vestido as cores da equipa algarvia. Notável contrarrelogista e rolador, é um excelente trabalhador para a equipa. Atualmente com 30 anos, Marque foi um elemento chave nas vitórias da Volta a Portugal alcançadas pelo grupo.

Amaro Antunes, natural de Vila Real de Santo António, ascendeu ao profissionalismo na época passada, e atualmente com 21 anos, conta várias vitórias no seu palmarés. Durante a sua passagem nas camadas jovens, notabilizou-se nos Contrarrelógios e nas etapas de montanha. Em 2011, deu nas vistas ao vencer uma das provas da competição internacional Taça das Nações, ao serviço da selecção nacional de sub 23.

Valter Pereira tem 21 anos e vem das camadas jovens do Clube de Ciclismo de Tavira. Este reforço vai ao encontro da política desta coletividade que passa pela captação de novos talentos oriundos da terra. Jovem promissor,  foi descoberto em provas de BTT e revela capacidades em etapas de montanha. Na época anterior, passou pela equipa de sub 23 do Louletano, e este ano ascende ao profissionalismo.

Comentários

pub