Câmara de Loulé adere à campanha Limpar Portugal 2012

A Campanha Limpar Portugal está de regresso em 2012, no próximo dia 24 de março, e tal como aconteceu em […]

A Campanha Limpar Portugal está de regresso em 2012, no próximo dia 24 de março, e tal como aconteceu em 2010, a Câmara Municipal de Loulé irá associar-se a esta iniciativa, que este ano se incluirá numa campanha a nível mundial: World CleanUp 2012.

A Campanha Limpar Portugal consiste numa mega operação de limpeza, realizada a nível nacional, através da mobilização de voluntários, num verdadeiro exercício de cidadania e intervenção ambiental. Para tal, são organizadas equipas locais de voluntários que se proponham participar na identificação e limpeza de locais públicos (florestas, espaços rurais, bermas de estradas e caminhos, entre outros) alvo de deposição ilegal de resíduos.

Para além da remoção dos resíduos indevidamente depositados nos espaços públicos, esta iniciativa tem ainda como objetivo promover a educação ambiental e a reflexão sobre a problemática dos resíduos, do desperdício e do crescimento sustentável, promovendo ainda a participação pública e a cidadania.

Assim, e depois dos bons resultados obtidos em 2010, em que cerca de 600 voluntários participaram na limpeza de vários locais do Concelho, desde o litoral às zonas mais afastadas da serra algarvia, e em que foram recolhidas cerca de 150 toneladas de resíduos (entulhos, pneus, embalagens, papel, cartão e resíduos sólidos urbanos, entre outros), a Câmara Municipal de Loulé, coordenadora concelhia da ação, espera que este ano a iniciativa decorra com igual dinâmica, empenho e impacto a nível das áreas intervencionadas.

Deste modo, para além das juntas de freguesia e empresas municipais, que mais uma vez darão o seu apoio a este movimento cívico, a Autarquia apela a todos os munícipes interessados em participar que se mobilizem e organizem em grupos de voluntários. O Município de Loulé, para além da coordenação da ação no concelho, apoiará a dinâmica dos voluntários (individuais e empresas), a recolha dos resíduos e as questões logísticas associadas à ação, nomeadamente através da disponibilização dos meios necessários.

O arranque para a mobilização geral inicia-se no dia 7 de fevereiro, pelas 19h00, com a realização de uma reunião que terá lugar na Sala da Assembleia Municipal, no Edifício Eng.º Duarte Pacheco, em Loulé (na Praça da República, frente aos Paços do Concelho), que é aberta a todos os que desejem colaborar nesta campanha.

Para mais informações sobre a Campanha Limpar Portugal 2012 no Concelho de Loulé, contactar a Equipa de Projeto Sustentabilidade do Município de Loulé (telefone 289 400 829, e-mail: [email protected]).

Comentários

pub