Bispo do Algarve ordena três diáconos, um é casado

O bispo do Algarve D. Manuel Quintas vai ordenar este domingo três diáconos, sendo um deles casado, pai de duas filhas […]

O bispo do Algarve D. Manuel Quintas vai ordenar este domingo três diáconos, sendo um deles casado, pai de duas filhas e responsável há 20 anos por dinamizar, com a mulher, três paróquias do nordeste algarvio.

Albino José Ramires Martins, natural de Vila Real de Santo António, junta-se ao grupo de seis diáconos permanentes da diocese do Algarve, indica uma nota de imprensa enviada à Agência ECCLESIA.

Dois seminaristas, Miguel Ângelo Pereira e Vasco Emanuel Figueirinha, vão também receber o primeiro dos três graus do sacramento da Ordem, prosseguindo o seu percurso formativo com vista ao sacerdócio.

As ordenações, marcadas para as 16h00 na sé de Faro, ocorrem num dia em que a diocese assinala a memória do seu padroeiro, São Vicente, diácono da Igreja de Saragoça que morreu mártir em Valência no início do século IV, durante a perseguição do imperador romano Diocleciano.

A ligação do Algarve ao santo de origem espanhola decorre da circunstância de os seus restos mortais terem sido transladados para o extremo sudoeste de Portugal continental, “para a localidade que hoje se chama Sagres, que se tornou e foi durante vários séculos, lugar de peregrinação”, explica a diocese.

São Vicente é igualmente padroeiro principal do Patriarcado de Lisboa, cuja sé guarda algumas das suas relíquias, que segundo a tradição foram transferidas do Algarve para a capital por ordem do primeiro rei português, D. Afonso Henriques.

O diácono, palavra de origem grega que pode traduzir-se por servidor, é especialmente destinado na Igreja Católica às atividades caritativas, a anunciar a Bíblia e a exercer funções litúrgicas, como assistir o bispo e o padre nas missas, administrar o Batismo, presidir a casamentos e exéquias, entre outras funções.

O diaconado exercido por candidatos ao sacerdócio só é concedido a homens solteiros, enquanto os diáconos permanentes, também do sexo masculino, podem ser casados e devem ter mais de 35 anos.

Comentários

pub