Associação Teia D’Impulsos debate o voluntariado em Portimão

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Rádio Costa […]

A Teia D’Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, a Rádio Costa D’Oiro e a escola etic_algarve, vai realizar o quarto episódio do ciclo de debates Teia D’Ideias. A primeira edição de 2012 deste espaço mensal de discussão vai ter lugar no próximo dia 18 de janeiro, às 21h00, na Casa Manuel Teixeira Gomes, em Portimão.

A temática a abordar nesta edição será “Voluntariado – Um suporte social”. «2011, que ficou marcado como o Ano Europeu do Voluntariado, foi uma oportunidade única para divulgar e valorizar o papel do Voluntariado na sociedade.», salienta a associação Teia d’Impulsos.

«O ano de 2012 apresenta-se como um ano em que as dificuldades e restrições económicas podem resultar numa crise social nacional com instabilidade e insegurança em relação ao futuro», acrescenta.

O Voluntariado, nas mais diversas áreas, mas com claro destaque para o campo sócio-caritativo, assume-se, segundo a associação, como um «suporte fundamental para ultrapassar estes tempos de convulsão social».

A Teia D’Impulsos pretende lançar para a mesa a discussão sobre qual o verdadeiro papel que o Voluntariado representa hoje na sociedade local, bem como salientar as virtudes que esta atividade pode ter na formação humana e profissional de todos os que a assumem como uma missão.

Serão discutidas as orientações e requisitos necessários para hoje em dia se abraçar esta causa, nomeadamente a importância da formação do voluntário, os seus direitos e os seus deveres. Serão ainda dadas a conhecer diversas organizações locais, cuja atividade depende diretamente
dos seus voluntários.

Este 4º episódio da Teia D’Ideias contará assim com a presença no painel de discussão de Ana Figueiredo (presidente da Junta de
Freguesia de Portimão), Pe. Arsénio Castro da Silva (diretor do Centro Social e Paroquial de Nª Sra. Do Amparo), Estela Louçã (Núcleo de Faro do Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária), Daniela Anastácio (coordenadora do Banco Alimentar Algarve) e Maria José Mendes (presidente da Delegação de Portimão da Cruz Vermelha).

A Teia D’Implusos será representada no painel por Luís Filipe Gonçalves. A moderação do debate de ideias estará mais uma vez a cargo do
Nuno Silva.

A tertúlia será ainda enriquecida por testemunhos de representantes de outras organizações que dependem do Voluntariado para o seu funcionamento, como o são os Bombeiros Voluntários de Portimão, a Associação de Voluntários de Portimão, o Grupo de Apoio aos Toxicodependentes (GRATO) e o Grupo de Voluntariado do Hospital de Portimão.

O encontro está aberto a todos os interessados, que poderão assistir ao vivo e participar ativamente no debate. Será ainda possível seguir as principais incidências da tertúlia através da página de Facebook da Teia D’Impulsos.

Como habitual, o debate será registado em formato audio, sendo posteriormente transmitido, em diferido, pela Rádio Costa D’Oiro no programa “Impulso”, nas suas edições de 19 e 26 de janeiro entre as 20 e as 22h00.

Entretanto, está já agendado o 5º episódio da Teia d’Ideias que vai decorrer no dia 8 de fevereiro e será subordinado ao tema “Revitalizar Portimão – Perspetivas para o Centro da Cidade”.

Mais informações acerca desta e outras iniciativas da Associação Teia D’Impulsos em www.teiadimpulsos.pt ou através do e-mail
[email protected].

Comentários

pub